Madonna poderá ser multada em 11 milhões de dólares
Depois das ameaças do governo russo sofridas por Madonna ao falar sobre os direitos gays no show que fez em São Petersburgo mês passado, a pop star vai mesmo levar o processo.
Vigora na cidade Russa uma lei onde é proíbido qualquer propaganda ou menção ao homessexual e/ou incitação a pedofilia sob pena de multa. Alguns meses antes, a cantora já havia declarado que faria um protesto sobre essa e durante um show, e que mencionaria principalmente a falta de liberdade de expressão que ocorre no país (inlcuindo o caso de repercussão à respeito do grupo Pussy Riot), e assim foi distribuída uma pulseira rosa ao público além de uma bandeira gay estampada no palco.
Segundo o deputado da Assembleia Legislativa, Vladimir Milonov, o julgamento de Madonna foi marcado para o dia 11 de outubro.
O processo em si, é fruto da indignação de um grupo de moradores daquela cidade que exige uma indenização de 222 milhões de rublos, aprox. US$11 milhões, sobre danos morais. Os advogados dos autores da ação pediram ao tribunal para incluir também como réus até mesmo os organizadores do show, acreditando que eles estavam ciantes de que ela iria agir contra a legislação da Rússa.
“Estou aqui para dizer à comunidade gay e aos gays presentes aqui e ao redor do mundo que temos os mesmos direitos. Os mesmos direitos em sermos tratados com dignidade, com respeito, com tolerância, com compaixão e com amor. Devemos lutar pelos direitos em sermos livres! Para ser quem somos! Tenho viajado pelo mundo e percebo que as pessoas estão cada vez mais com medo de quem é diferente, estão mais intolerantes. Mas nós podemos mudar isso, nós temos o poder! Somos todos diferentes, mas temos uma força enorme. E não precisamos fazer isso com violência e sim com amor. Martin Luther King morreu falando sobre esses princípios, devemos lutar com amor e dignidade. Aqui e em qualquer lugar do mundo, devemos ter os mesmos direitos, com respeito, com compaixão e amor. Concordam comigo? Se sim, ergam seus braços e exibam a pulseira para apoiar a comunidade gay.
Jesus diz isso, Mohammed diz isso, Moses diz isso, está em qualquer livro sagrado, outras religiões dizem isso: “Ame o próximo como a ti mesmo”. Você não pode usar a religião para tratar mal as outras pessoas. Você não pode usar o nome de Deus para tratar mal as outras pessoas. Nós todos merecemos amor”. Vamos viver sem medo! ” disse Madonna durante o show que causou o processo.
Por Juliana L. Farias