Maestros e arranjadores homenageiam a MPB

A série “Maestros Populares” acontece de 6 a 8 de julho e traz ao Teatro de Arena da Caixa, alguns dos maiores compositores e arranjadores do País.

O primeiro dia do evento conta com show de Jaime Alem e Rafael Barros, onde sintetizam suas trajetórias musicais de sucesso, seguidos, dia 7, pelo duo Gilson Peranzzetta e Nelson Faria, que apresenta seus próprios clássicos e outros temas da MPB. Rildo Hora e Cristóvão Bastos encerram o projeto.

O repertório inclui homenagens aos maestros Pixinguinha e Antônio Carlos Jobim, ultrapassando fronteiras entre a música erudita e popular.

Sem o incansável trabalho dos maestros e arranjadores, certamente as vozes ecanções das estrelas da nossa música popular não teriam o
mesmo brilho e emoção.

Confira a programação:

Dia 6/7 (sexta):
19h – Maestro Jaime Alem (violão)
19h30 – Maestro Rafael de Barros (piano)

Jaime Alem é autor de trilhas sonoras de cinema e há 30 anos, trabalha como produtor e diretor musical de Maria Bethânia além de Mart’nália e Teresa Cristina.

O show terá participação especial da cantora Nair Cândia. No repertório estarão composições de Jaime Alem, como Suite Caboclinha como também Chora Coração – Crônica da Casa Assassinada de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Morais, e Beijo de  Edu Krieger e João Oliveira.

Rafael de Barros é maestro, pianista, compositor e arranjador. Seus arranjos para orquestra e conjuntos de câmara já foram interpretados por grandes nomes como: Carlos Malta, Leila Pinheiro e Lula Galvão.

No repertório:
Casinha de Passarinho e Primavera no Rio – Rafael de Barros
Feitiço da Vila – Noel Rosa & Vadico.
Dia 7/7(sábado)
19h – Duo Gilson Peranzzetta (piano) e Nelson Faria (violão)
Participações especiais de Zeca Assumpção (contrabaixo acústico) e João Cortez (bateria)

Texturas, entrelaçamento de cordas, suavidades são as imagens sugeridas pelo casamento do piano de Gilson Peranzzetta e o violão de Nelson Faria. A arte dos dois grandes instrumentistas soube dar a esta já conhecida formação de duo dimensão, formulando uma sonoridade peculiar na qual estão contidos os sedimentos culturais do Brasil.

Gilson Peranzzetta e Nelson Faria contarão neste espetáculo, com as participações especiais de Zeca Assumpção (contrabaixo acústico) e João Cortez (bateria). No repertório estão: Buxixo (Nelson Faria), Pontes (Gilson Peranzzetta), Doce deCôco (Jacob do Bandolim) e Caindo no Choro (Gilson Peranzzetta e Nelson Faria).

O pianista, compositor, produtor e maestro Gilson Peranzzetta, acaba de receber, em 2012, o 23º Prêmio da Música Brasileira, como melhor arranjador. Em sua bagagem mais de 200 músicas já compostas, 46 CDs solo, além de inúmeros CDs gravados para diversos artistas como arranjador, pianista e produtor.  Paralelamente, mantém duo há 4 anos com guitarrista Nelson Faria.

Nelson faria considerado um dos músicos brasileiros mais expressivos de participação em mais de 150 cds de artistas nacionais e internacionais, já trabalhou como compositor e guitarrista para artistas como João Bosco, Cássia Eller, Ivan lins e Ana Carolina.
Dia 8/7 (domingo):
19h – Maestro RildoHora (gaita) e Misael da Hora (piano)
19h30 – Maestro CristovãoBastos (piano) e João Lyra (violão).

O arranjador, produtor e instrumentista Rildo Hora colaborou para nomes expressivos da MPB: Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho e Dudu Nobre.  Seu álbum “Espraiado”, lançado nos Estados Unidos pelo selo Milestone foi considerado pela crítica americana como um dos dez melhores lançamentos de Latin Jazz de 1992.

No repertório do show de Rildo e seu filho Misael estarão “Visgo de Jaca” gravada por Martinho e pela cantora Céu, Espraiado ambas de Rildo H. e Sergio Cabral, além releituras de Pixinguinha “Carinhoso” e Tom Jobim “Eu sei que vou te amar”.

Cristovão Bastos acompanhado pelo violonista João Lyra, compositor, pianista e arranjador, em seus 45 anos de carreira já teve suas músicas e arranjos p resentes nos discos de Paulinho da Viola, Nana Caymmi, Simone e Gal Costa, além de oito Prêmios Sharp.

Cristóvão Bastos e o violonista João Lyra, irão apresentar, entre outras:
– Todo Sentimento (Cristovão Bastos e Chico Buarque), Os Três Chorões (Cristovão Bastos) e De João Pra Pernambuco (João Lyra).
Serviço

Maestros Populares
Caixa Cultural – Teatro de Arena
Endereço: Av. AlmiranteBarroso, nº 25 – Centro – Rio

Horário: 19h
Duração: 1h20m
Ingressos: R$ 20,00 (meia-entrada para clientes e funcionários da Caixa, estudantes, maioridade)

Concepção– Elza Ribeiro e Jaime Alem
Realização- Manaxica Produções
Produção- Vianapole Comunicação
Apoiadores- Stilgraf

Para outras informações acesse: Caixa Cultural

 

Por Juliana Lima

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *