Master class gratuita analisa a História do Quarteto de Cordas
A música erudita nunca foi tão acessível quanto é hoje. Graças a projetos como o Villa-Lobos e as crianças, jovens talentos de comunidades carentes do Rio de Janeiro podem aprender mais sobre música. No dia 06 de maio (sábado), no Paço Imperial, mais uma master class coloca instrumentistas e amantes de música cara a cara com especialistas no assunto. Com o tema “A História do Quarteto de Cordas”, o público poderá saber mais sobre este tradicional formato pelas palavras de quem conhece o assunto a fundo: o Quarteto Radamés Gnattali. O evento gratuito terá início às 12h, com abertura da Orquestra Filarmônica do Projeto.
O terceiro encontro da série de master classes aborda a o surgimento dos quartetos de cordas, falando sobre a evolução dos instrumentos e da escrita para este formato e seu funcionamento; a função de cada instrumento; além da música brasileira para quarteto. Os convidados desta edição – Marco Catto (viola), Carla Rincón (violino I), Andréia Carizzi (violino II) e Hugo Pilger (violoncelo) – são referência no cenário nacional com o Quarteto Radamés Gnattali.
Pioneiro, o grupo foi o primeiro do mundo a gravar em DVD e blu-ray os “17 Quartetos de Cordas”, do compositor Heitor Villa-Lobos. Conhecido no circuito de música instrumental por sua excelência, o Quarteto coleciona prêmios: Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009. Foi também indicado para o Grammy Latino 2012, ao Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013. Em sua trajetória também inclui-se a participação nos festivais Bienal da Funarte, MIMO, Villa- Lobos e Festival Internacional de Campos do Jordão.
Todos as master classes da programação são gratuitas, com início das apresentações às 12h e aula às 13h. Os eventos são sujeitos a lotação e abertos a todos que tenham interesse na música popular e erudita, profissionais ou admiradores. O Projeto Villa-Lobos e As Crianças desenvolve um trabalho cultural através da música, que visa à profissionalização de jovens talentos de comunidades carentes no Rio de Janeiro. Criado em fevereiro de 2008, tem como ponto de partida os ensinamentos pedagógicos do maestro Heitor Villa-Lobos. O Projeto, dirigido por Turíbio Santos, é patrocinado pela Vivo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Informações
Data: 06/05/2017 (sábado)
Horário: às 12h, Orquestra Filarmônica do Projeto Villa; às 13h, master class com Quarteto Radamés Gnatalli
Local: Paço Imperial
Endereço: Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Mais informações: https://www.