Morre Aretha Franklin aos 76 anos
Lenda da Soul Music, Aretha Franklin morreu nesta quinta, 16, aos 76 anos. A assessora da cantora, Gwendolyn Quinn, confirmou a informação à agência Associated Press, com um comunicado também assinado pela família. Aretha morreu em sua casa, em Detroit. O motivo da morte foi câncer de pâncreas do tipo neuroendócrino.
Segundo a informação, a cantora faleceu às 9h50 no horário local (8h50 em Brasília). A cantora foi diagnosticada com a doença em 2010, o que a levou a se afastar dos palcos por um período. Sua última performance pública aconteceu na Filadélfia, em agosto de 2017.
A família divulgou um comunicado logo após a confirmação:
– Em um dos momentos mais tristes de nossas vidas, não temos palavras apropriadas para expressar a dor em nossos corações. Perdemos nossa matriarca, a rocha da nossa família. O amor que ela tinha por seus filhos, netos, sobrinhos, sobrinhas e primos não tinha limite – diz a mensagem.
Chamada de “Rainha da Soul Music”, Aretha Franklin é considerada uma das melhores vozes da história da música e sendo referência para diversas artistas. Ao longo de sua trajetória ela ganhou 18 Prêmios do Grammy e tornou-se a primeira mulher a entrar para o Rock & Roll Hall of Fame, em 1987.
Em 2005 recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração para um civil americano, das mãos do então presidente George W. Bush, em 2005.