Morre David Bowie, aos 69 anos. Cantor lutava contra um câncer

David-Bowie

Morreu neste domingo, 10, o cantor e compositor britânico David Bowie, aos 69 anos. Ele lutava contra um câncer havia 18 meses. A notícia foi divulgada através de um comunicado no Facebook. O filho do artista também confirmou a informação para a rede de TV britânica BBC. David fez aniversário na última sexta-feira, 8, quando lançou seu 25ª álbum na carreira, o “Blackstar”.

A notícia foi divulgada já na manhã desta segunda-feira, 11, através de um comunicado na página oficial do cantor, no Facebook. Segundo a informação, o músico faleceu em casa:

– David Bowie morreu em paz hoje cercado por sua família após uma corajosa batalha de 18 meses com câncer. Enquanto muitos de vocês vão compartilhar essa perda , nós pedimos que respeitem a privacidade da família durante o seu tempo de luto – dizia a mensagem.

Chamado de “Camaleão do Rock”, devido as suas várias faces, cabelos e roupas diferentes ao longo dos anos, o britânico é considerado um dos mais importantes músicos do século XX. Bowie ficou famoso em 1972, com o lançamento de “The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars”. Entre seus sucessos estão “Let’s Dance”, “Space Oddity”, “Heroes”, “Under Pressure”, “Rebel”, “Rebel”, “Life on Mars” e “Suffragette City”. Sua última apresentação ao vivo foi em um show de caridade em Nova York em 2006.

Numa época em que brilhavam as grandes bandas e astros do rock n’ roll, David Bowie se destacava por suas músicas em um estilo variado de se comunicar com o público e um perfil até então desconhecido. Foi o grande precursor da união da música com designers, fotógrafos, cineastas e moda. Suas inúmeras e diversificadas roupas lançaram tendência no ramo fonográfico da aliança entre visual e musical. Por conta disso, é considerado um dos fundadores do Glam Rock, que é marcado pelos trajes coloridos e performances extravagantes dos cantores.

David Bowie

No auge do sucesso, a canção “Under Pressure”, composta em parceria com a banda inglesa Queen, fez enorme sucesso em 1982, no disco “Hot Space” e o lançou em mercados inexplorados pelo mundo. No Brasil, uma das suas músicas de maior aceitação, “StarMan”, ganhou uma versão do grupo Nenhum de Nós como “O Astronauta de Mármore” e recentemente esteve na trilha sonora de “Perdidos em Marte”.

David influenciou artistas como U2, Siouxsie and the Banshees, The Cure, Gary Numan, Kurt Cobain, Sex Pistols, Lady Gaga, Cindy Lauper entre tantos outros. Em entrevista, Bono Vox disse que “o que Elvis foi para os Estados Unidos, Bowie foi para a Inglaterra e Irlanda. Uma completa mudança de consciência”.

Ele também construiu uma carreira de ator com o papel de um alienígena em busca de ajuda para seu planeta em “O homem que caiu na terra” (1976), de Nicolas Roeg. Bowie fez uma temporada de três meses como “O homem elefante”, na Broadway, na década de 1980.

OUÇA “REBEL, REBEL”, UM DOS SEUS GRANDES SUCESSOS

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *