Mostra e Concurso Fred Schneiter lançam luz à obra de Sergio Roberto de Oliveira
A Mostra de Violão Fred Schneiter foi realizada pela primeira vez, em 2004, no Auditório Guiomar Novaes. O intercâmbio com violonistas da América Latina e a regularidade bienal do Concurso são características que tornam o evento cada vez mais tradicional no meio cultural do violão latino-americano. Do dia 01 à 04 de outubro, ocorrerá a X Mostra e o VI Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, no Conservatório Brasileiro de Musica, no Rio, que vão lançar luz também à obra de Sergio Roberto de Oliveira.
O compositor carioca do grupo “Prelúdio 21”, além de ter sido indicado ao Grammy Latino 2012 na categoria Melhor Álbum de Música Clássica com o CD “Quarteto de Cordas”, terá sua obra “Agitado” (1° movimento de Umas Coisas do Coração, indicada ao Grammy Latino 2011 na categoria Melhor Obra de Música Clássica Contemporânea) como uma das peças de confronto, ao lado de “Samba Rosa”, do Fred Schneiter. Em 2011, Sergio Roberto de Oliveira foi novamente indicado, mas em outra categoria: Melhor Disco Clássico.
O concurso também vai oferecer o prêmio de Melhor Intérprete da Música de Sergio Roberto de Oliveira e a X Mostra terá a estréia da sua obra “Tasto” para violão e orquestra de cordas, tendo como intérpretes Luis Carlos Barbieri e a Orquestra Jovem do Conservatório Brasileiro de Música, sob a regência de Ueslei Banus. Além disso, esta edição também contará com a participação de dois artistas que tem trabalhos de grande destaque em seus países de origem e também no exterior, que são os violonistas Alberto Cumplido, do Chile, e Esteban Ojeda, da Venezuela, que irá se apresentar ao lado de seu Trio (violão, cuatro venezuelano e marcas). Representando o Brasil, o sul-matogrossense Cyro Delvizio, vencedor do V Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter/2011, também irá marcar presença.
Por Jessica Coccoli