Museu da Justiça promove visitas guiadas ao Antigo Palácio
O Museu da Justiça do Rio de Janeiro convida para um passeio pela história do Poder Judiciário fluminense. Nas terças (às 14h) e quartas-feiras (às 11 e 14h), a instituição promove visitas aos suntuosos salões e corredores do Antigo Palácio da Justiça. O tour é realizado por educadores do Museu e destaca a beleza arquitetônica e os aspectos históricos do prédio.
A visita tem início nas escadarias do prédio e prossegue pelo Salão dos Bustos (também conhecido como Salão dos Passos Perdidos) e pelo plenário do extinto Tribunal do Júri. Em seguida, o grupo visitante segue para o Salão dos Espelhos, Salão Nobre, Biblioteca, Sala da Câmara Isolada e o Salão do antigo Tribunal do Pleno. O passeio termina no terceiro andar, nos espaços de Ambiente Judiciário (décadas de 1950 a 1970) e de Mobiliário Forense.
As visitas mediadas duram cerca de 60 minutos e acontecem mediante agendamento prévio para grupos, pelo telefone (021) 3133-3548 ou pelo e-mail: exposicoes@tjrj.jus.br. O número máximo de pessoas, por sessão, é de 40. A entrada é franca.
Placa Indicativa
Recentemente, o Museu da Justiça recebeu da Prefeitura do Rio uma placa de orientação turística, instalada em seu entorno. Com isso, a instituição passou a integrar oficialmente o Corredor Cultural da Secretaria Municipal de Cultura.
O Museu da Justiça é uma unidade vinculada à Diretoria-Geral de Comunicação Institucional (DGCOM), do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Está localizado na Rua Dom Manuel, 29, Centro, no Antigo Palácio da Justiça.