Músicas das 7 apresenta Dobrando a Carioca, com Zé Renato, Moacyr Luz, Jards Macalé e Guinga no Teatro Riachuelo
O Teatro Riachuelo resgatou um dos espaços mais clássicos do Rio de Janeiro, o antigo Cine Palácio, finalmente abrindo para o público em agosto desse ano. Desde então, manteve seu foco oferecendo a população apenas apresentações de musicais e teatro. Porém, um espaço desta magnitude não poderia parar por ai. Respeitando toda a tradição do local os produtores Fernanda Santos e Flávio Loureiro, em parceria com a direção do teatro, oferecem à cidade do Rio de Janeiro a partir do dia 24 de janeiro o “Música das 7”. O projeto acontecerá uma terça-feira do mês, sempre ás 19 horas, com intuito de trazer grandes shows novamente ao Centro do RJ no horário após o expediente para trabalhadores da região e público em geral. Essa proposta se inspira na importante reintegração do antigo projeto Seis e Meia, do Teatro João Caetano. Um projeto que abrangeu as décadas de 70, 80 e 90 e emplacou grandes nomes da Música Popular Brasileira em apresentações populares.
Os experientes produtores Fernanda e Flávio se inspiraram no sucesso de projetos anteriores como os realizados na zona sul, em Copacabana, e mais recentemente no Centro Cultural João Nogueira – Imperator, localizado no grande Méier. “Fazemos o projeto “Quartas Brasileiras” no Imperator, levando um público que lota a casa nas tardes de quartas-feiras. E achamos bacana esta parceria com o Teatro Riachuelo, podendo oferecer shows a preços acessíveis, após o expediente e o publico podendo voltar cedo pra casa. Homenageando ainda o antigo projeto “Seis e Meia”, que completou 40 anos de criação. Um teatro novo, lindo e super bem equipado com boa música é promessa de sucesso, mais do que isso… Mais um espaço para a música no centro da cidade agora revitalizado.”, explica Flávio Loureiro.
A primeira atração está diretamente ligada à proposta já que o show “Dobrando a Carioca”, formado pelos artistas Zé Renato, Moacyr Luz, Jards Macalé e Guinga, nasceu em 1999 a convite do projeto Seis e Meia, e agora lançam o CD e DVD do show gravado em 2016. Além de recobrar a lembrança da população de uma música de qualidade que lotava a casa, o Dobrando a Carioca propõe a união das diferenças entre quatro olhares sobre a canção brasileira. Moacyr (voz, violão e percussão) trazendo o fundo dos quintais suburbanos, Zé Renato (voz, violão e percussão) com sua cultura apolínea, Jards Macalé (voz, violão e percussão) nascido na Tijuca nos mostrando a tradição de forma anárquica e Guinga (voz e violão) com suas dissonâncias até hoje únicas e misteriosas.
Moacyr Luz define a união do grupo como, “uma partida entre amigos, todos jogando pro mesmo lado, pro mesmo gol”. No repertório estão presentes canções autorais e clássicos como “Um a Zero”(Pixinguinha/Benedito Lacerda/Nelson Angelo), “A saudade mata a gente” (Antônio Almeida/João de Barro), “Acertei no Milhar”(Wilson Batista/Geraldo Pereira) e “Nega Dina”(Zé Keti).