Na consagração do Leonardo DiCaprio, ‘Mad Max’ rouba a cena no Oscar e leva seis estatuetas
Numa noite em que “O Regresso” era o grande nome a ser batido, coube a “Mad Max: Estrada da Fúria” roubar a atenção com seis estatuetas da 88ª Cerimônia de Entrega do Oscar, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia. Liquidando mais da metade das indicações, que foram 10 no total, o filme surpreendeu até mesmo os produtores do longa. E no principal prêmio da noite, de Melhor Filme, “Spotlight: Segredos Revelados” acabou superando todos os demais.
“O Regresso”, que concorria a 12 prêmios, ficou com apenas três deles. O grande vencedor foi “Mad Max”, com seis. Já “Spotlight”, o Melhor Filme, com dois (confira a lista completa dos vencedores abaixo). A noite começou com o anfitrião Chris Rock abrindo a cerimônia falando sobre o polêmico assunto de não ter nenhum negro indicado pelo segundo ano consecutivo. O caso gerou até um boicote da classe artística negra de Hollywood. Com um discurso contra a discriminação, algumas piadas foram mal recebidas, apesar de irônicas:
– Estou aqui no prêmio da Academia, também conhecido como “White People Choice Awards” (Prêmio Para Pessoas Brancas) – disse o comediante, para gargalhadas e algumas fisionomias confusas na plateia.
A entrega dos troféus começou com “Mad Max: Estrada da Fúria” monopolizando as categorias técnicas. Indicado a dez Oscars, o filme ganhou seis, criando uma grande expectativa sobre as demais premiações e roubando as atenções que estavam, antes do evento, para “O Regresso”. O longa conseguiu superar até mesmo Star Wars.
O Brasil concorreu com o filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, na categoria Melhor Animação. Mas não conseguiu superar o franco favorito “Divertida Mente”. Nessa parte da cerimônia, vários personagens de animações surgiram, como o Cowboy Woody, os Minions e até mesmo R2d2 com C3PO. Na surpresa da noite, Mark Rylance, por “Ponte dos Espiões”, levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.
Em Melhor Documentário, ganhou “Amy”, filme sobre a vida da cantora britânica Amy Winehouse, falecida em 2011. No momento de comoção da festa, Lady Gaga cantou “Til it happens to you”, que fala sobre estupros em universidade. Aplaudida de pé, várias vítimas da violência subiram ao palco, onde também esteve o vice presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometendo mudanças e rigor na lei.
Daí pra frente não teve mais zebra. Alejandro G. Iñárritu quebrou a escrita e ganhou o segundo Oscar de Melhor Diretor de forma consecutiva. Para Melhor Atriz, a favoritaça Brie Larson não deu chance as demais. Mas a grande emoção da noite ficou por conta da consagração de Leonardo DiCaprio. Alvo de brincadeiras e inúmeros memes, o artista levou o troféu de Melhor Ator para casa pela primeira vez. Sua amiga pessoal, Katie Winslet, que viveu a Rose em “Titanic”, chorou ao ouvir o anúncio. Os dois são amigos desde 1997 e figuras constantes nos eventos da sétima arte.
CONFIRA TODOS OS VENCEDORES
Melhor Filme: Spotlight: Segredos Revelados
Melhor Diretor: Alejandro G. Iñárritu (O Regresso)
Melhor Ator: Leonardo DiCaprio (O Regresso)
Melhor Atriz: Brie Larson (O Quarto de Jack)
Melhor Ator Coadjuvante: Mark Rylance (Ponte dos Espiões)
Melhor Atriz Coadjuvante: Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)
Melhor Roteiro Original: Spotlight: Segredos Revelados
Melhor Roteiro Adaptado: A Grande Aposta
Melhor Figurino: Jenny Beavan (Mad Max: Estrada da Fúria)
Melhor Direção de Arte: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Cabelo e Maquiagem: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Fotografia: Emmanuel Lubezki (O Regresso)
Melhor Edição: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Edição de Som: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Mixagem de Som: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhores Efeitos Visuais: Ex-Machina: Instinto Artificial
Melhor Curta de Animação: A História de um Urso
Melhor Animação: Divertida Mente
Melhor Documentário (Curta-Metragem): A Girl in the River: The Price of Forgiveness
Melhor Documentário (Longa-Metragem): Amy
Melhor Curta: Stutterer
Melhor Filme Estrangeiro: Filho de Saul
Melhor Canção Original: “Writing’s On The Wall”, de Sam Smith (007 – Spectre)
Melhor Trilha Sonora: Ennio Morricone (Os Oito Odiados)