NOVO SOM: Rogério Essin
O cantor e compositor Rogério Essin está lançando o single inédito “Contigo o mundo não tem ilusões” nas plataformas digitais, via Biscoito Fino. Considerada por seu autor como “uma canção de amor nos tempos da cólera”, a gravação foi produzida pelo músico Fernando Caneca (que também toca violões) e conta com as participações de Federico Puppi (cello), Marcelo Costa (bateria) e Rodrigo Tavares (teclados), além da presença ilustre do baixista Arthur Maia em uma de suas últimas gravações, poucos meses antes de sua morte precoce. O single foi gravado, mixado e masterizado por Lucas Ariel, no Estúdio Biscoito Fino.
Vindo de uma família de artistas, Rogério Essin nasceu no Rio de Janeiro, filho do lendário cantor e compositor Antônio Ceará, um dos introdutores das casas de forró no cenário carioca dos anos 1960. Da influência natural dos artistas nordestinos, como Trio Nordestino, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, que ouvia desde a infância, o artista recebeu influências de outras gerações da MPB, que vieram com Gil, Caetano, Chico Buarque, Djavan, os compositores do Clube da Esquina, além do pop/rock de Sting, Chico Science, Chico César, Zeca Baleiro e Lenine.
Em sua trajetória artística de cerca de 10 anos, Rogério busca apurar cada vez mais as estéticas musical e poética em suas composições. Com formação na área das ciências humanas, Essin transpôs sua habilidade para a pesquisa científica para o universo musical, passando a mesclar vários ritmos em suas composições, como samba, xote, reggae, forró e pop, num estilo às vezes romântico, às vezes permeado pelo bom-humor e pela crítica social ácida.
O encontro com o renomado produtor musical Paulo Calasans em 2003 (que trabalha com Djavan), atestou a qualidade da obra do artista então emergente, reforçando suas possibilidades de desenvolvimento musical. Anos depois, do encontro com o músico e produtor Fernando Caneca e o saudoso baixista Arthur Maia, surgiu com o CD independente “O Olho de Deus não joga dados”, lançado em 2010 (selo Multifoco), com 11 canções autorais e uma canção de Antônio Ceará e Elias Soares. O trabalho contou com a participação de Rodrigo Vidal, produtor dos primeiros CDs de Maria Gadú, Osvaldo Vidal e dos músicos Cesinha, Donatinho, Lui Coimbra e Cláudio Infante. O cantor e compositor Rogério Essin teve composições gravadas pelo Trio Nordestino, Trio Pé de Serra, Pimenta do Reino, e Pedro Sol, neto do compositor Billy Blanco.
Escute: