O espetáculo “Magia”, do palhaço Biribinha, será apresentado no Largo do Machado
A ESLIPA – Escola Livre de Palhaço inicia as atividades de sua turma de 2024, no dia 26 de fevereiro, com o seminário “Eu na Eslipa e a Eslipa em mim”, aberto ao público, com a participação de ex-alunos Lili Castro, Cíntia Nunes, Aline Barbosa, Anthony Brito, Júnior Mello, Jessé Cabral, Gabriel Santana e Samir Jaime. No dia 02 de março, que marca o fim do primeiro módulo, serão apresentados dois espetáculos, a partir das 17h no Largo do Machado, para toda a família: uma criação inédita dos alunos e cenas do solo “Magia”, estrelado pelo palhaço Biribinha, mestre desta primeira etapa. O curso reúne 30 palhaços de todo o Brasil e da América Latina.
O alagoano Teófanes Silveira, o Palhaço Biribinha, vai apresentar cenas de seu primeiro espetáculo solo de palhaço, criado em 2016, quando completou 60 anos de carreira. Com dramaturgia de Geovane Mascarenhas e direção de João Lima, a peça apresenta um personagem que tem que encarar situações e momentos em que a vida pode estar um pouco “sem cor”, mas com ajuda do público conseguirá a “Magia’ necessária para transformar essas adversidades em grandes oportunidades e realizações. O espetáculo, que une circo e teatro, inspira-se em Chaplin, e em sua visão da vida, de que é preciso procurar transformar a dor em alegria. Essa ideia norteará a trama de forma alegre, mas também veremos momentos em que o público e o artista são desafiados a superar as adversidades. “É uma alegria oferecer ao público uma oportunidade de ser parte do espetáculo junto comigo”, adianta Biribinha.
A ESLIPA, escola aberta em 2012, tem como objetivo fortalecer a linguagem e a poética da palhaçada e da brincadeira no Brasil e na América Latina. Para isso, oferece formação, qualificação e aperfeiçoamento da arte da palhaçada e da brincadeira, com aulas e atividades gratuitas. Em 2024, as atividades serão realizadas durante uma semana por mês (de segunda a domingo) em módulos ao longo de nove meses. Os cursos serão ministrados por grandes mestras e mestres da arte da palhaçada e da brincadeira, como Biribinha, Cibele Matheus, Maria Gomide, Richard Riguetti, Ricardo Puccetti, Esio Magalhães, Lili Castro, Fran Marinho, Junio Santos, Jessé Cabal, Junior Mello, Fabiano Freitas, Ermínia Silva, Daniel Lopes, Anthony Brito, Chicho, Vanda Jaques, Edmilson Santini, Walter Kohan, João Leite, Aline Bernardi, Vitor Pordeus, Ricardo Pavão e Michel Robin.
“É uma alegria voltar a termos um curso presencial, que não tínhamos desde a pandemia”, comemora Richard Riguetti. “Nossa arte acompanha as discussões da sociedade, então as pautas identitárias serão bastante trabalhadas nos módulos e nos espetáculos pelos nossos mestres. Além disso, a nossa seleção de participantes buscou a diversidade”, acrescenta.
Além das aulas de palhaçada e brincadeira, a ESLIPA oferece oficinas integradas e complementares de música, magia cômica, mímica, quedas e cascatas, história do circo, corpo afetivo, contato e improvisação, manipulação de objetos, gestão cultural, projetos, palavra em verso, dramaturgia, filosofia e teatro. No fim de cada módulo, há apresentação de dois espetáculos gratuitos. De segunda a sexta, as aulas serão realizadas no Centro Cultural Calouste Gulbenkian, na Praça 11. As apresentações são realizadas, aos sábados e domingos, no Largo do Machado.
Sobre Richard Riguetti
Formado em Artes Cênicas pela UNIRIO e em Gestão Cultural pela faculdade Cândido Mendes, Richard tem mais de 44 anos dedicados à arte do teatro circense e da poética do palhaço. Da sua trajetória, 35 anos são dedicados ao Grupo Off-Sina e onze anos à Escola Livre de Palhaço – ESLIPA. Ele ainda participou de projetos como: Palhaço na Praça, Pelas Ruas da Cidade, Caravana Petrobras da Cultura; De Olho no Duto; Circo Voador Praia de Ramos; Paulo Freire, o andarilho da utopia; e Leia Brasil. Com o teatro de rua e circo, já trabalhou em praças públicas de 21 estados do Brasil, em 798 cidades, apresentando-se gratuitamente e difundindo a arte da palhaçada e teatro de rua.S
Seminário “Eu na Eslipa e a Eslipa em mim”
Data: 26/02, das 9h ao meio-dia
Centro de Artes Calouste Gulbenkian: Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Entrada gratuita
Espetáculo “Magia”
Ficha técnica: dramaturgia de Geovane Mascarenhas, direção de João Lima e interpretação do palhaço Biribinha
Data: 02/03, às 17h.
Largo do Machado (praça)
Entrada gratuita