Oi FUTURO apresenta instalação de Elvis Almeida no Projeto Tech-Nô

O Oi Futuro apresenta a intervenção “O Cotidiano das estruturas familiares”, do artista Elvis Almeida. O trabalho faz parte do Projeto Tech-Nô, que transforma a vitrine externa do Oi Futuro no Flamengo em suporte permanente para intervenções artísticas, com curadoria de Alberto Saraiva. A instalação de Elvis Almeida fica em cartaz até 9 de abril de 2017.

Inspirado em cartazes de shows, panfletos e outros impressos distribuídos pela cidade, o artista apresenta uma composição com materiais de papelaria. “Esse trabalho é um exercício que procura criar uma composição que flerte com as colagens feitas por Henri Matisse, os ukiyo-ê do período Edo e o delirante espaço urbano”, diz Elvis Almeida, fazendo referência às gravuras japonesas que retratam o cotidiano de lutadores de sumô, gueixas e atores de teatro.

O trabalho reflete o interesse do artista pela sabedoria doméstica, “aquele saber ensinado ao pé do ouvido, particularmente no balcão da lojinha, discutido na mesa de bar e eternizado em tutoriais no youtube”, conta ele.

Graduado em gravura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudou ainda serigrafia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e História da Arte na Rede Maré (Rio de Janeiro, RJ). Recebeu bolsa da Incubadora Furnas Sociocultural para Talentos Artísticos (2007), o Prêmio Categoria Grafite do 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (2008) e bolsa Interações Florestais da Terra UNA (2011).

Realizou sua última individual na Galeria Mercedes Viegas (Rio de Janeiro, RJ), em novembro de 2016 e participou de mostras em São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e EUA. Em 2016, Elvis foi um dos indicados ao Prêmio Investidor Profissional de Arte (Pipa), parceria entre o PIPA Global lnvestments e o MAM-Rio que premia os artistas que mais se destacaram na produção nacional de arte contemporânea.

SERVIÇO:
Oi Futuro – área externa
(Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)
De 6 de fevereiro a 9 de abril de 2017
Terça a domingo, 11h às 20h
Entrada franca | Classificação etária: Livre

Por Alessandro Iglesias

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *