Orquestra Sinfônica Brasileira lança álbum “Duos Sinfônicos”
A experiência da Orquestra Sinfônica Brasileira com gravações remotas durante a pandemia, com cada músico em sua casa, acaba de render mais um álbum. “Duos Sinfônicos” foi lançado no dia 12 de junho e conta com oito faixas interpretadas em diversos formatos de duos. A seleção foi disponibilizada nas principais plataformas de streaming de áudio.
O álbum conta com o patrocínio da Brookfield Asset Management, uma das maiores gestoras de ativos alternativos do mundo, com mais de 120 anos de atuação no Brasil, e que é parceira da Fundação OSB em um pacote de ações on-line que serão realizadas ao longo de 2021, incluindo concertos, lives com bate-papos e diálogos educacionais, acervo digital para alunos de música e lançamentos de obras musicais em plataformas digitais.
A primeira faixa de “Duos Sinfônicos” traz uma obra do alemão Johann Sebastian Bach. “Jesus Alegria dos Homens” conta com interpretação do violinista Michel Bessler e da violoncelista Emilia Valova. Na sequência, o duo formado por David Chew (violoncelo) e Thiago Meira (flauta) interpreta “Ave Maria”, que o francês Charles Gounod escreveu com base no Prelúdio nº1 do Livro I de O Cravo Bem Temperado, de Bach.
Nas duas próximas faixas do disco, obras do francês Claude Debussy. “Rêverie” é executada por Jorge Postel (oboé) e Rodrigo Foti (marimba), enquanto o duo de “Moça dos Cabelos de Linho”, com arranjo de Jessé Sadoc, ganha interpretação do trombonista Raphael Paixão e da violoncelista Lisiane de los Santos.
Uma das maiores marcas da OSB, a música brasileira não poderia ficar de fora do projeto. De André Mehmari, “Contrastes para Violoncelo” terá seus quatro movimentos interpretados pelos violoncelistas Ricardo Santoro e Paulo Santoro. São eles: “Nordestinados”, “Valsa de Esquina”, “Contraponto Caipira” e “Forrobodó”.
facebook.com/orquestrasinfonicabrasileira
youtube.com/sinfonicabrasileira
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades em 2021, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master, Brookfield como patrocinadora e Itaú, Sérgio Bermudes Advogados e Telemont como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.