Os Gêmeos comemoram 10 anos do projeto Whole Train

O trabalho de pintura em trens dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como Os Gêmeos completa 10 anos em 2012. O projeto, batizado de Whole Train, já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Natal, chega a São Luís, no Maranhão. No último sábado, dia 16, a dupla se uniu aos artistas internacionais de rua Todd James, Vino e Remio para pintar os vagões do trem que liga a capital do Maranhã à cidade de Parauapebas, no Pará. Agora, no percurso de 892 km da Estrada de Ferro Carajás, que passa por 25 municípios, é possível contemplar em movimento a arte da equipe.

 

Elementos como reggae e cultura bumba de São Luís serviram de inspiração para a pintura dos vagões. Durante o início do movimento hip-hop, a atividade não era bem vista e considerada crime. Mas o esforço de Os Gêmeos foi um dos responsáveis por desmarginalizar essa cultura. Hoje, os muros pintados pela dupla na Avenida 23 de Maio em São Paulo figuram entre dez melhores trabalhos de arte urbana do mundo, segundo uma listagem feita pelo jornal inglês “The Guardian” em 2011.

 

Também foram criadas oficinas de arte inspirada no Whole Train, realizadas nas cidades de Alto Alegre do Pindaré e Açailândia, no estado do Maranhão e em Marabá e Parauapebas, no Pará. Alguns trabalhos dos alunos serão selecionados, levados para São Paulo e ampliados para serem pintados em painéis.

 

 

Claudio Martins

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *