OSB recebe o pianista austríaco Philipp Scheucher, dia 5 de abril, no Theatro Municipal
Na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, às 20h, a Orquestra Sinfônica Brasileira subirá ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para realizar o primeiro concerto da Série Mundo. Na ocasião, a orquestra – regida pelo maestro Lee Mills – receberá o pianista Philipp Scheucher como convidado e executará um programa com obras de compositores austríacos. A OSB conta com a Lei Rouanet e tem a NTS como mantenedora, Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras e Eletrobras como copatrocinadora.
O objetivo da Série Mundo é apresentar, ao longo de 2019, riquezas musicais de diferentes países, assim como abrir espaço para obras de compositores brasileiros ou internacionais que foram influenciados ou se inspiraram na música dessas nações. A Áustria abre o ciclo com o pianista Philipp Scheucher, que se apresentará pela primeira vez na América do Sul. No programa, mais austríacos: Mozart, Schubert, Zerline Erfurt e Sigismund von Neukomm. A realização do concerto é uma parceria com a Embaixada da Áustria em Brasília.
O solista convidado garante que pretende levar ao palco do Theatro Municipal um pouco de seu país de origem, que, em suas palavras, é “a casa da música clássica”. “O famoso Concerto para Piano nº 20 é o meu favorito absoluto entre os concertos de Mozart. Quero compartilhar este momento com o maior público possível” – diz Scheucher
Prêmios internacionais na bagagem
Aos 26 anos de idade, o pianista Phillip Scheucher acumula uma série de prêmios conquistados em importantes competições ao redor do globo. Por exemplo, já venceu o concurso austríaco Prima La Musica cinco vezes; é vencedor múltiplo do concurso internacional de Munique, Münchner Klavierpodium; é ganhador absoluto da competição internacional Zlatko Grgošević em Zagreb na Croácia; e também conquistou o primeiro prêmio na competição internacional de piano Ricard Viñes em Lleida na Espanha.
Durante os últimos anos, ganhou três primeiros prêmios em renomados concursos internacionais de piano: em Colônia na Alemanha, o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Piano Aarhus na Dinamarca, juntamente com vários prêmios especiais e o primeiro prêmio na competição internacional de piano Vila de Xàbia na Espanha. Suas últimas conquistas são o segundo prêmio no 13º Concurso Internacional de Piano da UNISA em Pretória na África do Sul, e não menos que seis prêmios na Academia Pianale na Alemanha. Foi selecionado como um dos 30 participantes de mais de 300 pianistas para se apresentar no prestigiado Concurso Internacional de Piano Van Cliburn e, em 2018, estava entre os dez melhores jovens pianistas emergentes para se apresentar na competição de piano Honens International em Calgary no Canadá. Mais recentemente, foi premiado com o prêmio honorário pelo governo austríaco entre os 50 melhores ex-alunos de Mestrado e o primeiro prêmio na competição de piano “Karlrobert Kreiten” na Universidade de Colônia.
PROGRAMA:
ZERLINE ERFURT – Sonata quasi fantasia, Op. 15 (piano solo)
WOLFGANG AMADEUS MOZART – Concerto para piano, nº 20, K.466, Ré menor
I. Allegro
II. Romanza
III. Rondo: Allegro assai
INTERVALO
FRANZ SCHUBERT – Rosamunde: Overture, D.644
SIGISMUND VON NEUKOMM – Grande Sinfonia Heróica, Op. 19