Oscar 2016: Tudo o que você precisa saber sobre a premiação e os favoritos

Quando as celebridades cruzarem o tapete vermelho do Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, terá início a 88ª Cerimônia de Entrega dos Academy Awards, ou como popularmente é conhecida, o Oscar. O prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acontece neste domingo, 28, às 20h30, com apresentação do comediante Chris Rock. O anfitrião já foi o apresentador também na cerimônia de 2005. Marcada por polêmicas, como a do boicote dos artistas negros por conta da pouca indicação dos mesmos, desta vez o cerimonial traz o suspense para um possível recorde com “O Retorno” e o tão aguardado momento ou não da conquista do ator Leonardo DiCaprio. Repleto de curiosidades e novidades, o Cult Magazine fez então um resumo da festa.

Ao todo serão 24 categorias e quase três horas de evento. Este ano a produção do Oscar teve mudanças consideráveis. Após a baixa audiência de 2015, a Academia trocou os produtores Craig Zadan e Neil Meron, que estavam há três anos nos cargos, por David Hill e Reginald Hudlin. O Brasil também estará presente e de forma ainda mais expressiva: é a única produção de língua portuguesa indicada. O filme brasileiro “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, concorre na categoria de melhor animação. Há poucas chances de vitória, já que o franco favorito é o aclamado “Divertidamente”. O país, porém, nunca levou a estatueta para casa. A primeira vez que um produto nacional concorreu ao Oscar foi em 1944, quando Ary Barroso foi indicado para “Melhor Canção Original”, com “Rio de Janeiro”, que fez parte do longa “Brazil”. Já como “Melhor Filme Estrangeiro” aconteceu em 1963, com o famoso “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte.

Para o Oscar 2016, o maior número de indicações fica a cargo de “O Retorno”, filme dirigido por Alejandro G. Iñárritu, que ganhou no ano passado com “Birdman”. Ao todo são 12 indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator, para Leonardo DiCaprio. E fica para DiCaprio a grande expectativa da noite de entrega. Indicado pela quinta vez, o americano jamais conseguiu conquistar a estatueta e se tornou alvo de brincadeiras e até mesmo um jogo virtual, na internet. Em seguida aparecem “Mad Max: Estrada da Fúria” com 10 indicações e “Perdido em Marte” com sete.

COMO FUNCIONA A VOTAÇÃO

Marcada por ser uma premiação com elevado número de votantes, este ano o número de 6 mil membros aptos a votos nos filmes indicados e vencedores aumentou em 322 novos eleitores. Entre eles estão os atores Emma Stone e Benedict Cumberbatch, os diretores Ira Sachs, François Ozon, Fernando Trueba e os brasileiros João Moreira Salles, Adriano Goldman e Sergio Mendes.

Primeiro cada membro indica um concorrente em seu campo de atuação. Por exemplo, ator indica ator, diretor indica diretor e assim continua até chegarem aos finalistas. Após essa seleção, chegam-se aos nomes mais votados. Então os membros da Academia recebem as cédulas de votação pelo correio com os indicados finais. Agora, todo mundo vota em todas categorias – exceto as de Filme Estrangeiro, Documentário e Curtas-Metragens, nas quais só podem votar quem assistiu a todos os finalistas nesses prêmios. A votação se encerrou no dia 23 de fevereiro de 2016.

TRANSMISSÃO

E! – Às 15h30 com a contagem regressiva. Às 19h30, Ryan Seacrest e Giuliana Rancic recebem e entrevistam atores e indicados no tapete vermelho.

TNT– Às 20h30 começa a transmissão ao vivo da Cerimônia do Oscar na TV e na web. Astrid Fontenelle, a editora de moda Lilian Pacce e o dramaturgo e diretor Flávio Marinho estarão à frente da transmissão, com comentários de Rubens Ewald Filho.

Rede Globo – Após o Big Brother Brasil, a cerimônia começa na TV aberta. Este ano a apresentação será da Maria Beltrão e comentários do jornalista Artur Xexéo e da atriz Glória Pires.

CURIOSIDADES

– O vencedor tem um tempo limite para agradecimentos. O discurso do ganhador pode durar até 45 segundos! E quando o vencedor levantar da cadeira, seu assento não ficará vazio. A organização do evento contrata pessoas só para ocupar esses lugares.

– As estatuetas medem 43 cm e pesam quase 4 quilos. Banhada com ouro 24 quilates, demoram um mês para ficarem prontas e são polidas, moldadas e finalizadas pela Chicago’s R.S. Owens & Company.

– Pelo segundo ano consecutivo, o Oscar indicou apenas atores e atrizes brancos. Um levantamento do jornal ‘Los Angeles Times’ apurou que 93% dos acadêmicos são brancos, 76% são homens e a idade média é de 63 anos. O caso gerou um boicote dos artistas negros e levou até o presidente Barack Obama a defender mais atores negros indicados.

– O compositor John Williams foi indicado pela 50ª vez. Foram 45 indicações aos prêmios de melhor trilha sonora e cinco prêmios de melhor canção. Até agora, Williams venceu “apenas” cinco troféus, por “A Lista de Schindler”, “E.T. – O Extraterrestre”, “Guerra nas Estrelas”, “Tubarão” e “Um Violinista no Telhado”.

– Só vim para comer: Dez quilos de caviar, 6,5 mil pães, mil patas de siri, 1,3 mil ostras, 400 pizzas, 300 lagostas e 160 quilos de salmão. Esses são os números dos cardápios que vão servir aos quase 2 mil convidados depois da festa.

SURPRESAS

– A grande surpresa do Oscar 2016 foi a indicação do “Star Wars – Episódio VII” para apenas categorias técnicas.

– “Jurassic World”, filme que bateu recordes de bilheterias no ano de 2015, não foi indicado a nenhuma categoria. 

– Também ficaram de fora animações aguardadas na disputa, como “O Bom Dinossauro”, da Pixar, “Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, O Filme” e o querido pelas crianças, “Minions”.

FIQUE DE OLHO

Saoirse Ronan: A jovem atriz de 21 anos concorre ao Oscar pela segunda vez, mas a primeira na categoria de “Melhor Atriz”. Saoirse foi indicada em 2008 como “Melhor Atriz Coadjuvante” por sua brilhante atuação em “Um Olhar do Paraíso”. A jovem irlandesa/americana é mais uma que cresceu sob acompanhamento do seu público. Desde os 13 anos nas telonas, Ronan promete aparecer outras vezes na Cerimônia no futuro. Sua carga dramática é a “menina dos olhos” da Academia.

Duelo Musicais: O aclamado “Amy” versus o apaixonante “What happened, Miss Simone?”. A disputa entre Amy Winehouse vs Nina Simone já dividiu fãs nas redes sociais e promete ser apenas um deles na entrega do Oscar. Isso porque há um outro chamando a atenção, Lady Gaga versus Sam Smith. Lady Gaga já ganhou o Globo de Ouro neste ano por “American horror story”. Agora, pode levar o Oscar pela música “Til it happens to you”. Já Sam Smith escreveu com Jimmy Napes a trilha para “007 contra Spectre”, que liderou a parada de singles do Reino Unido. Façam suas apostas…

Apresentador Chris Rock: Num ano em que a polêmica da ausência dos negros nas indicações tomou conta, a Academia colocou Chris como apresentador 11 anos depois da sua primeira participação como anfitrião. Bem humorado e descolado entre os artistas, o ator promete quebrar algumas regras em favor da descontração e talvez até algum manifesto em favor da causa negra.

CONFIRA TODOS OS INDICADOS E OS FAVORITOS

MELHOR FILME

oscar-2016-melhor-filme

  • “Mad Max – Estrada da Fúria”: George Miller traz a sina de um filme de ação não ter tanta sorte nessa categoria. Apesar disto, teve imenso sucesso comercial e boas chances de levar a estatueta.
  • “Brooklyn”: Longa independente britânico, também foi aclamado na sua estreia no Festival de Sundance, em janeiro de 2015. Tem como destaque seu roteiro e a atuação fantástica de Saoirse Ronan.
  • “Ponte dos Espiões”: Sempre com produções favoritas, Steven Spielberg desta vez entra como azarão com filme que recebeu muitos aplausos por fugir da sua linha de ação e lembrar obras como “A Lista de Schindler” e “Forrest Gump”.
  • “Perdido em Marte”: Ridley Scott assina a direção que lhe rendeu elogios após filmes com recepções fracas, como “Êxodo: Deuses e Reis” e “O Conselheiro do Crime”.
  • “A Grande Aposta” : Entrando como quase surpresa, cresceu nos últimos meses com o seu sucesso comercial. Muitos apontam como possível zebra.
  • “Spotlight: Segredos revelados”: Outro que entra como um que pode surpreender, já que a Academia é especialista em premiar filmes alternativos.
  •  “O Quarto de Jack”: Um dos filmes mais aclamados pela crítica e acumulador de prêmios ao longo da temporada, é mais um que surge como favorito.
  • “O Regresso”: Com direção de Alejandro González Iñárritu, vencedor do Oscar de Melhor Diretor no ano passado, eis o grande favorito. Pesa contra a produção, a não afeição da Academia em premiar dois anos seguidos um mesmo diretor nesta categoria. O último foi David O. Selznick (“E O Vento Levou” em 1940 e “Rebecca” em 1941)

MELHOR DIRETOR

Oscar2

  • Vencedor do ano passado com “Birdman”, Alejando G. Iñarritu este ano tenta quebrar a escrita e vencer dois anos seguidos. Venceu o Globo de Ouro, considerado “termômetro do Oscar”. Logo atrás e aparecendo como favorito caso a escrita dos anos seguidos não seja quebrada, George Miller ganha a torcida e aposta do público.

MELHOR ATOR

Oscar 3

  • Categoria mais aguardada depois da “Melhor Filme”, nesta há um franco e absoluto favorito: Leonardo DiCaprio. Em sua quinta indicação, Leo ganhou meme e se tornou viral por causa de um vídeo no Globo de Ouro, foi alvo de inúmeras brincadeiras nas redes sociais e se tornou até personagem de um jogo em que simula correr atrás do Oscar. Tem a torcida de quase todos os amantes de cinema e parece que desta vez levará. Outro forte concorrente é Eddie Redmayne, vencedor do ano passado e que de novo aparece na lista. Matt Damon pinta como azarão na disputa.

MELHOR ATRIZ

Oscar 1

  • A mais equilibrada e estrelada das categorias individuais. Apresenta da juventude de Saoirse Ronan, com seu brilhante trabalho em “Brooklyn”, até a experiência de Charlotte Rampling. Ainda conta com a queridinha e mais bem paga atriz de Hollywood Jennifer Lawrence, e a sempre aclamada Cate Blanchett. Só que, curiosamente, a favorita se tornou Brie Larson. Vencedora do Globo de Ouro, Brie vem ganhando elogios de mais influentes fontes por conta da sua dramaticidade e força na personagem.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Oscar 5

  • Outra categoria equilibrada, apresenta três nomes que ganharam apelo não só entre o público como também entre os membro da Academia. Tom Hardy, o vilão de “O Regresso”, Mark Ruffallo por seu forte traço em “Spotlitght” e o favorito que poucos apontariam quando “Creed” foi colocado em produção: Sylvester Stallone. O eterno Rocky Balboa levou o Globo de Ouro. Menção honrosa para a brilhante e comovente atuação de Mark Rylance, que pode surpreender e roubar os holofotes dos favoritos.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Oscar 6

  • Numa categoria onde uma das indicadas pula como quase vitória certa e muitos apontavam que estaria concorrendo como “Melhor Atriz”, Kate Winslet tem a missão mais fácil da noite. Mesmo assim, terá como acompanhantes na indicação a vencedora do Festival de Cannes Rooney Mara e a sempre competente Rachel McAdams. A surpresa será se Kate não vencer…

(Em dourado estão os apontados como favoritos segundo as Associações Americanas)

Melhor animação
“Anomalisa”
“O menino e o mundo”
“Divertida mente”
“Shaun, o carneiro”
“Quando estou com Marnie”

Melhor filme estrangeiro
“Embrace of the Serpent” (Colômbia)
“Cinco graças” (França)
“O filho de Saul” (Hungria)
“Theeb” (Jordânia)
“A war” (Dinamarca)

Melhor trilha sonora
“Ponte dos espiões”
“Carol”
“Os 8 odiados”
“Sicario”
“Star Wars”

Melhor roteiro adaptado
“A grande aposta”
“Brooklyn”
“Carol”
“Perdido em Marte”
“O quarto de Jack”

Melhor roteiro original
“Ponte dos espiões”
“Ex Machina”
“Divertida mente”
“Spotlight”
“Straight Outta Compton”

Melhor design de produção
“Ponte dos espiões”
“A garota dinamarquesa”
“Mad Max”
“Perdido em Marte”
“O regresso”

Melhor fotografia
“Carol”
“Os oito odiados”
“Mad Max”
“O regresso”
“Sicario”

Melhor figurino
“Carol”
“Cinderela”
“A garota dinamarquesa”
“Mad Max”
“O regresso”

Melhores efeitos visuais
“Ex Machina”
“Mad Max”
“Perdido em Marte”
“O regresso”
“Star Wars”

Melhor montagem
“A grande aposta”
“Mad Max”
“O regresso”
“Spotlight”
“Star Wars”

Melhor edição de som
“Mad Max”
“Perdido em Marte”
“O regresso”
“Sicario”
“Star Wars”

Melhor mixagem de som
“Ponte dos espiões”
“Mad Max”
“Perdido em Marte”
“O regresso”
“Star Wars”

Melhor curta de animação
“Bear Story”
“Prologue”
“Sanjay’s Super Team”
“We can’t live without Cosmos”
“World of tomorrow”

Melhor curta de live action
“Ave Maria”
“Day one”
“Everything will be okay (Alles Wird Gut)”
“Shok”
“Stutterer”

Melhor cabelo e maquiagem
“Mad Max”
“The 100-year-old man who climbed out the window and disappeared”
“O regresso”

Melhor documentário
“Amy”
“Cartel Land”
“The look of silence”
“What happened, Miss Simone?”
“Winter on fire: Ukraine’s Fight for Freedom”

Melhor documentário de curta-metragem
“Body team 12”
“Chau, beyond the lines”
“Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah”
“A Girl in the River: The Price of forgiveness”
“Last day of freedom”

Melhor canção original
“Earned it”, The Weeknd (“Cinquenta tons de cinza”)
“Manta Ray”, J. Ralph & Antony (“Racing extinction”)
“Simple song #3”, Sumi Jo e Viktoria Mullova (“Youth”)
“Writing’s on the wall”, Sam Smith (“007 contra Spectre”)
“Til it happens to you”, Lady Gaga (“The hunting ground”)

FONTES E FOTOGRAFIAS: Termômetro Oscar 2016 e Site Oficial Oscar 2016

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *