Pat Metheny faz apresentação mágica no Coliseu do Porto
No último domingo, o Coliseu do Porto Ageas estava lotado e ansioso para receber o grande Pat Metheny em palco, apesar do dia chuvoso na cidade. Poucos minutos após as 21:00 horas, eis que o músico aparece em palco
sozinho fazendo-se acompanhar da sua guitarra Pikasso. Imediatamente se percebeu que a noite iria ser mágica.
Em seguida, recebeu no palco os talentosos músicos, Antonio Sánchez (bateria), Linda Oh (contrabaixo) e Gwilym Simcock (piano), para dar início ao desfile dos seus grandes êxitos musicais. Todo o reportório apresentado contou com a nova roupagem destes brilhantes músicos destacando o brilhantismo da Contrabaixista Linda Oh, que foi memorável, bem como, o incansável Antonio Sanchez que agitou a sala inúmeras vezes.
Porém, o foco da noite era mesmo Pat Metheny, que sempre que tocava na guitarra o público aplaudia
efusivamente. Em alguns momentos era possível assumir que a guitarra e Pat eram o mesmo corpo,
estavam conectados.
Temas como James, Unity Village, Question & Answer e So May Secretly Begin arrancavam sorrisos e longos aplausos da plateia. O talento de Pat Metheny nunca esteve em causa esta noite, pois as pessoas estavam ali para o contemplar e assistir a genialidade do Guitarrista de Jazz ao vivo.
Pat Metheny aproveitou para falar com o público durante uma curta interrupção, quando contou que guarda boas memórias do Coliseu, mas em particular de Portugal. Desculpou-se por não ter voltado mais cedo e afirmou que a próxima visita não terá uma espera tão longa.
Após um belo medley acústico sozinho em palco, Pat Metheny terminou o concerto envergando a sua Roland G-303 Synth Guitar onde rapidamente chamou a sua banda para o acompanhar em, Song to Bilbao, saindo em grande estilo numa noite que durou perto de duas horas e meia de pura magia. Foi claramente “An evening with Pat Metheny” que nos recebeu em sua casa para um tremendo concerto numa das salas de espetáculos mais bonitas da cidade do Porto.
Por: Jorge Peneda
Mto fixe :))