Paula Klien apresenta obras inéditas na exposição ‘Fluvius’ no Centro Cultural Correios

Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, apresenta, de 3 de dezembro de 2019 a 19 de janeiro de 2020 a exposição “Fluvius” de Paula Klien, com curadoria de Denise Mattar. A mostra reúne mais de 30 trabalhos recentes da artista cuja produção se caracteriza pela utilização incomum do nanquim, aplicado em aguadas que fluem sobre superfícies de grandes dimensões, contrabalançando questões de forma e de metafísica.

As pinturas expressivas que brotam do mergulho da artista no seu mundo interior, mantém a espontaneidade do gesto que as criou, numa variação monocromática de extrema riqueza, na qual os tons de nanquim podem absorver ou emitir luz, indo do preto denso ao negro texturizado, e dos cinzas sutis ao branco radiante.

Depois de um intenso período apresentando exposições no Brasil e no exterior, a artista retoma seu trabalho no ateliê sentindo o surgimento de um desdobramento em sua produção. Nos trabalhos anteriores quase não se detectava código visual ou referência imagética e a fruição se completava na imaginação do espectador. Nos novos trabalhos, entretanto, linhas quase retas cortam as superfícies, indicam pistas, abrem estradas, insinuam caminhos.

Desde 2017 a artista vem realizando exposições no exterior. Entre elas, na aquabitArt gallery, no Deustsche Bank e na Positions Art Fair em Berlim. Solo booth organizado pela Saatchi Art Gallery na Start Art Fair em Londres e ArtBA em Buenos Aires. No Brasil participou, em 2018, da exposição “Pincel Oriental”, no Centro Cultural Correios, expôs na ArtRio e realizou a individual “Extremos Líquidos”, na Casa de Cultura Laura Alvim, com curadoria de Marcus Lontra.

Sobre Paula Klien

Paula Klien pesquisa o invisível trabalhando os acidentes no campo da espiritualidade, transcendência, silêncio e entrega. Sua prévia experiência com equipamentos fotográficos ao longo de dez anos, foi um contraponto libertador para a jornada intuitiva. 

Enquanto fotógrafa, a artista participou de laboratório e de preparo profissional para intempéries da natureza com Steve McCurry. Foi agenciada pela ABÁmgt, realizando campanhas e editoriais de moda. Publicou dois livros de retratos, intitulados “Pessoas Me Interessam” e “It’s Raining Men”. Fez parte de outros, a convite. Esteve presente em Centros Culturais mostrando o trabalho em coletivas e algumas individuais como “Edible” e “Gatos&Sapatos”. Participou de duas Bienais na Itália. Membro da Abrafoto e representada no exterior pela Production Paradise, clicou um grande número de modelos e personalidades no Brasil e no exterior. É dela o último retrato de Oscar Niemeyer, em seu quarto, aos 104 anos, dias antes de falecer.

Desenho e pintura foram as primeiras manifestações de Paula Klien, que também trabalhou com dança, música e estudou Direito. Durante sua trajetória, fez cursos livres no Parque Lage, estudou história da arte com o professor Marcos Campos e em 2016 fez residência na escola de artes visuais KUNSTGUT de Berlim.

Em 2017 mostrou o trabalho seis vezes no exterior. Berlim, foram três vezes: uma individual e uma coletiva na aquabitArt gallery, galeria que a representa na cidade e uma participação na Positions Berlin Art Fair junto a galeria. Nova Iorque a convite da Clio Art Fair. Buenos Aires, com a galeria Emmathomas na arteBA e Londres numa concorrida apresentação solo na Saatchi Gallery. Em Novembro de 2017 participou com a galeria Aura da FEIRA PARTE em São Paulo.

Em 2018, Expôs mais três vezes na Alemanha: participou da Paper Positions Berlin, de uma coletiva na aquabitArt gallery  e de outra coletiva no Deutsche Bank Finance. Na Itália, participou da Bienal de arte de Salerno. No Brasil, de volta a galeria Emmathomas, participou da mostra Desver a Arte,marcou presença na sala de estar do arquiteto João Armentano na Casa Cor SP com um trabalho de mais de 4 metros de largura e participou da ArtRio. Foi a única brasileira convidada a participar da exposição Pincel Oriental no Centro Cultural dos Correios junto a pintores chineses consagrados e fez uma individual intitulada Extremos Líquidos, com curadoria de Marcus de Lontra Costa na Casa de Cultura Laura Alvim no RJ.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *