“Piazzolla: Vida e Obra” é o tema da #AulaEmCasa do Theatro Municipal RJ
No mês de março, quando é comemorado os 100 anos de nascimento de Astor Piazzolla, o compositor de tango, bandoneonista e arranjador argentino é o assunto da #AulaEmCasa da próxima segunda-feira, 08 de março. Fenômeno internacional, Piazzolla revolucionou o tango tradicional e criou um novo estilo: o tango novo. Para destacar a estilística e os recursos musicais como fuga, alternância entre temas rápidos e lentos, a relação do artista com Aníbal Troilo, com Nádia Boulanger e contar sobre as obras emblemáticas, dois músicos conhecedores do mestre argentino, Márcio Sanchez, violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e o músico instrumentista, Roberto Rutigliano. A live começa às 14h no Instagram @theatromunicipalrj. Amplie o seu conhecimento assistindo a Campanha #AulaEmCasa.
Foto: Camila de Paula
Sobre Márcio Sanchez
Márcio Sanchez atuou na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e Orquestra Mercosul (Argentina) como spalla. É violinista nas orquestras do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Petrobras Sinfônica e Johann Sebastian Rio. Especializou-se na Academia Franz Lizst, em Budapeste, com Ezster Perenyi e com o professor Chaim Taub de Israel. Como camerista excursionou em turnês pela Europa, EUA, México, Argentina e Brasil. Tendo vivido na Argentina, Sanchez pesquisa Piazzolla e o tango e atua no Trio Tango Revirado, no duo Sanchez Estefanell. Participou dos projetos “Tango Jazz” e “Borges e o Tango”, sempre com atuação também na área dramático-literária, ao lado de Roberto Rutigliano, Alexandre Carvalho, Fernando Trocado, Facundo Estefanell, entre outros.
Foto: Ana Migliari
Sobre Roberto Rutigliano
Rutigliano é um músico argentino radicado no Rio de Janeiro desde 1988. É profissional há mais de quatro décadas. Nos últimos anos gravou quatro discos como líder de projetos ligados ao jazz, à sua própria obra e ao tango. Em relação ao tango, já tocou com grandes músicos como Daniel Binelli que tez parte do último sexteto de Piazzolla, Pablo Aslan, grande intérprete da obra de Astor e com Juan Pablo Navarro, um dos principais contrabaixistas da atualidade. No Rio de Janeiro, desenvolveu o projeto “Tango Negro” com Tomás Improta no piano, Ana de Oliveira no violino e Chico Chagas no acordeon. Também criou projetos como “Piazzolla in Rio”, “Borges e o Tango” e gravou o disco “Tango Jazz”, junto a Alexandre Carvalho, Marcio Sanchez, Fernando Trocado e Facundo Estefanell. Gravou ainda com Odette Ernest Dias em duo, parte das músicas para flauta solo chamadas “Estudios Tanguísticos”, de Astor Piazzolla e participou de vários eventos junto a músicos como Matias Arriazu (violão),Tibor Fitel (piano),Tony Botelho (contrabaixo), Carlos Prazeres (oboé) , Fernanda Canaud (piano) e Marcelo Martins (sax). Em 2018, apresentou o espetáculo “De Villa Lobos a Piazzolla”, com lotação esgotada, na Sala Cecília Meireles.
Serviço:
Campanha #AulaEmCasa apresenta “Piazzolla: Vida e Obra”com Márcio Sanchez, violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal RJ e o músico Roberto Rutigliano
Data: 08 de março – segunda- feira
Horário: 14h
Instagram @theatromunicipalrj
Live
Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras