Pinteresco estreia no Solar de Botafogo
Reunindo 12 esquetes do escritor inglês Harold Pinter, “Pinteresco” faz sua estréia nacional dia 7 desetembro no Solar de Botafogo. Com direção de Ary Coslov (Prêmios Shell e APTRde melhor diretor pela montagem de outra peça deste autor, “Traição”, apresentadapela primeira vez em 2008), a peça traz no elenco Alice Borges, Leonardo Franco, Marina Vianna eSavio Moll. A tradução da peça é de Jacqueline Laurence e de ÍsioGhelman, com cenografia de Marcos Flaksman e figurinos de Kika Lopes.
Escritos entre 1959 e 2006, em suamaioria para teatro de revista, os esquetes de Harold Pinter contêm todas ascaracterísticas de sua obra teatral, com o acréscimo de um surpreendente sensode humor e, em alguns casos, da abordagem de temas políticos, pouco presentesem suas peças longas, mas que sempre fizeram parte de suas eventuaisparticipações públicas, já que Pinter sempre fez questão de se manifestarpublicamente contra o que ele chamava de “mentiras e falsidades” propagadas poralguns líderes mundiais – George Bush foi um de seus alvos favoritos.“Problemas no Trabalho”, “Coletiva de imprensa” e “Afora isso” fazemparte dos 12 textos apresentados.
Em sua obra teatral, Pinter éidentificado com um estilo próprio – conhecido como “pinteresco” – que mesmo emseus primeiros trabalhos já se fazia notar. Estes “revue sketches”, a maiorparte deles escrita no início de sua carreira, sintetizam todo o universopinteriano e ali estão presentes, além das famosas pausas, alguns dos temassempre abordados em suas peças: a incomunicabilidade, a solidão, a memória, aambigüidade, etc., enfim, Pinter por inteiro.
“A idéia de se reunir esses esquetes em um sóespetáculo é no sentido de que o público possa ser apresentado a um lado deHarold Pinter que poucos conhecem: a leveza, o humor. Muita gente, que associaPinter a temas mais, digamos, pesados, vai se surpreender com isso. Mas aíestá mais um elemento que só faz com que aumente a admiração que se tem porele. Sem dúvida, Pinter, prêmio Nobel de literatura de 2005, falecido em dezembrode 2008, continua sendo um dos maiores dramaturgos contemporâneos”, analisa AryCoslov.
“Pinteresco” – Teatro Solar de Botafogo (Rua GeneralPolidoro, 180 – Rio) – Sextae sáb 21h30; domingo 20h.R$ 50,00 e R$ 25,00 (meia). Gênero: adulto. Até 14/10.
Someone essentially assist to make severely articles I’d state. This is the first time I frequented your website page and up to now? I amazed with the analysis you made to make this particular post amazing. Fantastic task!