Prefeitura da Cidade do RJ une alunos e arte em projeto

Imagine se fosse possível alunos das escolas municipais do Rio de Janeiro aprenderem mais sobre direitos humanos, usando a arte para que a apropriação fosse mais efetiva e deixasse um legado. Pois é o que a Associação INSCRIRE Brasil está realizando este ano, assim como acontece desde 2014 com centenas de estudantes do ensino fundamental da Cidade Maravilhosa.

O projeto consiste em misturar, este ano, pela primeira vez, o método de trabalho com a realização de oficinas e painéis de azulejos com a população alvo – alunos de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro – e o trabalho artístico, idealizado por Françoise Schein, e de grafiteiros que irão interpretar, na ocasião do bicentenário da Missão Artística Francesa, o olhar humanista de Debret sobre a vida cotidiana de Rio de Janeiro, pouco depois da Revolução Francesa

Para este grande mural, Françoise Schein, artista que assina a obra participativa geral, convidou o professor Jacques Leenhardt (EHESS), especialista em Debret na França, como curador para orientar a escolha das obras e textos que serão interpretados pelos grafiteiros.

A obra em Maria da Graça será composta de 13 painéis (7×4 m), que ocuparão mais de 130m, onde os grafiteiros terão a liberdade de interpretar imagens de Debret, e , entre cada painel, terão 14 colunas que serão cobertas por azulejos pintados a mão por alunos e professores de seis instituições educacionais (escolas e creches) dos arredores (Maria da Graça e Jacarezinho).

No dia 02 de dezembro, serão inaugurados os muros das escolas com os azulejos pintados por alunos. Já no dia 20 de dezembro, é a vez do muro com o painel dos grafiteiros, uma obra que tem tudo para virar uma das grandes atrações turísticas da Zona Norte do Rio de Janeiro.

A nova etapa do projeto “Inscrever os direitos humanos em 1 e 1.000 escolas do Rio de Janeiro”, realizado pela INSCRIRE Brasil em parceria com a OZ Produções, é patrocinada pelo MetrôRio e Instituto INVEPAR, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS).

Pela primeira vez uma obra participativa vai permitir a apropriação da história da cidade e da pós-colonização por jovens locais na zona norte de Rio de Janeiro. E do outro continuar a missão de espalhar temas como cidadania, direitos fundamentais, entre outros em conjunto com alunos de escolas e creches públicas.

Esta obra faz parte do trabalho internacional desenvolvido pela Associação INSCRIRE Internacional de Françoise Schein baseada em Paris: o “Caminho dos Direitos Humanos” que já ocorreu em mais de 10 países do mundo (lista no site http://www.inscrire.com/).

Cel.: 99783-2724
alexandre.nadai@gmail.com
skype – alexandre.nadai
twitter – @nadai

INSCRIRE Brasil
Coordenador Geral Brasil/Rio de Janeiro
Philippe Nothomb
philippenothomb@gmail.com
www.inscrire.com
Cel.: 983 246 184

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *