Programa Brasil de Tuhu abre inscrições para Vivência em técnicas de Musicalização no CCBB
Destinado à educação musical, o programa Brasil de Tuhu, em parceria com o CCBB, está com inscrições abertas e gratuitas para 50 vagas de sua “Vivência em Técnicas de Musicalização”, que acontecerá de 25 a 29 de agosto, das 18h30 às 20h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no centro do Rio de Janeiro. Educadores de qualquer área, inclusive das que não estão ligadas à música, poderão se inscrever até o dia 20 de agosto pelo link XXX, acessível também no Facebook do Brasil de Thuhu, ou pelo email brasildetuhu@baluarteagencia.com.br.
Ministrada por Carla Rincón, Josiane Kervorkian e Bruno Jardim, a oficina vai abordar três itens básicos: audição, prática e escrita, a fim de instrumentalizar seus participantes para a prática da musicalização, ensinando atividades que poderão ser aplicadas em sala de aula com facilidade, a partir do uso de materiais comuns, como, por exemplo, baldes e panelas.
Assim, a oficina quer estimular o pensamento, a expressão e o conhecimento a partir da música como prática coletiva, além de ajudar na transformação do atual cenário do ensino musical nas escolas país afora, que tem o amparo legal da Lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008. Esta tornou obrigatório o ensino musical nas escolas públicas e privadas d e todo o país. As aulas são totalmente gratuitas, e ao final, disponibilizará um certificado ao participante.
Saiba mais sobre o Brasil de Tuhu: – http://brasildetuhu.com.br/
Com o objetivo de ampliar o acesso à música no Brasil, a Baluarte Cultura e o Quarteto Radamés Gnattali, se uniram para a criação do programa “Brasil de Tuhu – Educação Musical”, que chega à sua 6ª edição em 2014. Dividido entre as vertentes de sensibilizar (por meio da promoção da música clássica para crianças), aprofundar por meio da produção de conteúdos focados em estudantes da área, e formar educadores com atividades e conteúdos voltados para este público, o Brasil de Tuhu é um programa fundamentalmente destinado ao desenvolvimento musical.
O Brasil de Tuhu – Educação Musical conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura (via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e I Programa de Fomento à Cultura Carioca) e da Universidade Estácio desde 2011.