Projeto de Hugo Novaes usa poesia para salvar vidas


Hugo Novaes desenvolveu seu projeto “Depressão não rima com coração”, usando a arte para salvar vidas.  Com quase 200 mil seguidores no Instagram com o projeto 1tema1minuto1poema, o psicológo faz poesia de forma leve e criativa, sem rodeios. 

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Exeter, no Reino Unido, descobriu que a poesia atua na parte do cérebro responsável pela memória e pelos sentimentos. Embasado nesta informação, o foco do projeto é este, despertar sentimentos positivos nos jovens espectadores. Hugo conta que a proposta é ministrar palestras que tratem com arte e leveza um assunto tão pesado: 

“Tocar a alma, provocar empatia, conversar sobre os contextos causadores da doença”, tudo isso em poemas que evoquem amor-próprio e autoestima, durante cerca de 50 minutos de apresentação que prometem prender a atenção através do dinamismo. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a depressão atinge um em cada cinco adolescentes de até 18 anos e é a segunda maior causa de morte entre a faixa etária de 15 à 29 anos. Os dados são alarmantes e somando esta informação à campanha mundial de conscientização e prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”, Hugo Novaes, conhecido como Poeta Digital, desenvolveu seu projeto “Depressão não rima com coração”, usando a arte para salvar vidas. 

Hugo Novaes ganhou o prêmio Oscar Alagoano – destaque como artista da cultura da região, premiação esta que o rendeu também uma indicação para ocupar uma cadeira na Academia Alagoana de Cultura e outra na Academia Maceioense de Letras. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *