Projeto Leiturinhas: leitura dramatizada feita por crianças para crianças
O Centro Cultural Espaço Tápias promove a primeira edição do Projeto Leiturinhas, espaço onde alunos de 5 a 12 anos (com a participação de um responsável), do curso de Teatro do Espaço Tápias e do Projeto Engenho das Artes, ocuparão o palco para a leitura dramatizada do livro “Kalu Quer Voar”. O público esperado pode ser de qualquer faixa, de crianças e adolescentes. A autora Kiki Oliver estará presente no local para o lançamento do livro em uma tarde de autógrafos e irá acompanhar a leitura com as crianças. A classificação é livre e a entrada será gratuita, mas é preciso retirar a senha com antecedência, na bilheteria do Centro Cultural. O acesso estará sujeito à lotação do espaço.
O Projeto Leiturinhas pretende desenvolver o interesse das crianças pela atividade da leitura e do conhecimento de novos autores. “Queremos colaborar com a formação de plateia de espetáculos culturais, não só de literatura, mas de várias linguagens artísticas. Em cada edição, a abordagem vai trazer atividades diferentes de acordo com o autor e a temática do livro. Além da leitura dramatizada, teremos inserções musicais do universo infantil”. Crianças de qualquer idade podem participar, não há restrições, destaca a diretora do Centro Cultural, a coreógrafa e bailarina Flávia Tápias.
KALU QUER VOAR é uma obra infantil baseada em fatos reais, que promove a representatividade e incentiva o empoderamento de crianças negras. A história é centrada em uma família onde o Kalu, menino negro e protagonista do livro, tem a liberdade de sonhar e conhecer o mundo ao seu redor. Esta obra é baseada no poder dos sonhos, e é uma ferramenta importante para fortalecer a autoestima das crianças negras.
A história inspiradora de Kalu relata um menino negro que vive na periferia do Rio de Janeiro e sonha em se tornar piloto de avião. Em uma noite mágica, ele sonha que voa em seu próprio avião e explora a cultura das cinco regiões do Brasil! O principal objetivo do livro é permitir que o menino negro se liberte do ciclo de violência, culpa e tragédia, e alcance seus sonhos e objetivos.
QUEM É O KALU?
Ícaro, carinhosamente chamado Kalu por sua família, faz parte da vida da autora desde 2010. O sonho grandioso de “Kalu era voar”, mas por questões geográficas e financeiras, demorou para se concretizar. Persistindo na jornada, chegou o momento em que a família formada por eles não podia mais esperar: juntaram o que tinham e Kalu finalmente pôde voar! Hoje, ele é um piloto privado formado e um piloto comercial em formação.
A AUTORA – Kiki Oliver
Negra, mãe, esposa, escritora, pesquisadora, educadora, gestora pública e artista da dança e do teatro. Pesquisadora na área de questões raciais, cultura popular e da dança inclusiva. Produtora Cultural responsável pela pasta de Planejamento Cultural da Secretaria de Cultura de Parauapebas. Autora da coleção Pluralidade composta pelos livros infantis: “De que cor eu sou?”, “Por que eles têm e eu não?” e “Minha Família é Diferente da sua. E agora?“ Ocupa a cadeira de número 21 da Academia Parauapebense de Letras. Possui outros dois novos livros em fase de produção: “O monstrinho azul da flor amarela. Uma história sobre bullying” e “De repente Negra?”.
Projeto Leiturinhas
Livro KALU QUER VOAR – Leitura dramatizada + lançamento do livro
Local: Centro Cultural Espaço Tápias – Sala Maria Thereza Tápias
Endereço: Av. Armando Lombardi 175 – 2º andar – Barra da Tijuca
Data: 17 de fevereiro – sábado
Horário: 15h
Duração: 60 minutos
Entrada Gratuita
Classificação etária: Livre