Projeto Teatro Cego chega ao Rio com o espetáculo “O Grande Viúvo”, de Nelson Rodrigues

Sucesso de público e crítica em São Paulo, o projeto Teatro Cego chega ao Rio com o espetáculo “O Grande Viúvo”, baseado no conto de Nelson Rodrigues. Atores cegos e videntes (como são chamados os que enxergam) apresentam a montagem em uma sala completamente escura, onde os espectadores se veem obrigados a entender o enredo estimulados por sons, vozes e cheiros. As cinco sessões acontecerão de 9 a 12 de março, no Teatro Fashion Mall. A temporada carioca do projeto tem patrocínio da Libbs Farmacêutica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

O público divide o palco com o elenco, formado por seis atores – metade com deficiência visual – e três músicos que têm o desafio de interpretar a trilha sonora do espetáculo na mais completa escuridão. Logo na entrada, o público recebe ajuda dos atores para chegar até o palco. O formato Teatro Cego propõe ao espectador que enxerga, um mergulho na realidade das pessoas com deficiência visual, recorrendo a outros sentidos e à intuição para compreender a trama.

Para o diretor Paulo Palado, que também atua na peça, a experiência vem sendo um grande aprendizado. “Somos três atores que enxergam e três que não enxergam. Mas, quando as luzes se apagam, somos todos iguais”, diz.

Luiz Mel, que assina a direção musical e a produção da montagem, acredita que o projeto tem dois grandes objetivos: “Queremos dar às pessoas com deficiência a oportunidade de trabalhar no teatro – tanto como atores quanto na produção – e também oferecer aos que enxergam a oportunidade de viver uma experiência inovadora.”

A trama trata do drama de um viúvo que, após perder sua adorada esposa, comunica à família que também quer morrer e ser enterrado junto à sua amada. Porém, não antes de construir um mausoléu para repousar junto da esposa. Inconformados com essa decisão, seus familiares tentam, a todo custo, convencê-lo a desistir do suicídio e, para isso, inventam calúnias sobre a falecida.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *