Renato e seus Blue Caps no Teatro Bradesco Rio
Com mais de 50 anos de carreira e considerada uma das bandas de rock mais antiga do mundo, Renato e Seus Blue Caps volta ao Teatro Bradesco Rio para única apresentação, dia 23 de novembro, às 21h30.
Tudo não passava de uma brincadeira. No ano de 1959, os irmãos Barros e seus amigos se reuniam para participar das festas no bairro da Piedade, RJ, onde moravam. Faziam mímica (dublagem) dos grupos e cantores americanos de sucesso na época. E foi assim, fazendo mímica, que o grupo se apresentou pela primeira vez no programa “Hoje é dia de rock”, da rádio Mayrink Veiga, com o nome de “Bacaninhas do rock da Piedade”. A apresentação foi um fracasso, e ganharam muitas vaias.
Já no ano de 1960, Renato resolveu fazer nova inscrição para o programa, dessa vez concorreria ao ROCK AO VIVO, ou seja, tocando e cantando de verdade. Jair de Taumaturgo, diretor do programa, não aceitou a inscrição com o nome “Bacaninhas do rock da Piedade”, perguntando seu nome, sugeriu que colocasse “Renato e seus Blue Caps”. Com esse nome o grupo se apresentou, ganhou o 1º lugar e como prêmio, o convite para participar do programa do Chacrinha na TV Tupi. Durante o programa receberam a proposta para gravar um LP na gravadora Copacabana.
Em 1964, assinaram contrato com a CBS, e gravaram primeiro um compacto duplo, e logo em seguida o LP “Viva a juventude”. Esse LP ficou entre os mais vendidos durante meses. Em função do grande sucesso da música “Menina Linda”, o grupo foi convidado pelo empresário Marcos Lázaro, para participar do programa JOVEM GUARDA. Assinou contrato com a TV Record, e fazia além do programa, toda a linha de shows da emissora.
– De 1964 até 1982, a banda teve a sua carreira em discos ligada a CBS (Sony Music)
– Em 1983, gravou na BMG, o disco “Pra sempre”;
– Em 1987, gravou na Continental o disco “Batom Vermelho”;
– Em 1996, com a Sony – Som Livre, regravou os principais sucessos;
– Em 2001, disco ao vivo pela Warnner.
A banda já teve várias formações, mas na atual dois integrantes estão desde o início, são eles: Renato Barros, idealizador e criador da banda. Guitarrista, vocalista e compositor de vários hits da MPB com inúmeras regravações até os dias de hoje e Cid Chaves, que entrou em 1964, quando o grupo foi contratado pela CBS, tocando saxofone. Nunca mais saiu da banda, sendo hoje, um dos vocalistas. Completando a formação atual temos: Darci Velasco, natural do Rio Grande do Sul, está há 23 anos no grupo, sendo o tecladista; Amadeu Signorelli, natural do Rio de Janeiro, permanece há 21 anos no grupo como baixista; Gelsinho Moraes, natural do Rio de Janeiro, foi o último a se juntar a esta nova formação como baterista.
Desde o início da carreira até o dia de hoje a banda nunca parou de atuar, sendo por esse motivo considerada por pesquisadores, uma das bandas de rock mais antigas do mundo em atividade.
A banda tem como prioridade absoluta, atender aos inúmeros convites para shows em todo Brasil.
Duração: 90 min.
Classificação: Livre