Roberto Menescal, Marcos Valle e Fernanda Takai apresentam o show “O Tom da Takai”, em homenagem aos 60 anos da Bossa Nova
Ninguém melhor do que os compositores, instrumentistas e ícones da Bossa Nova, Roberto Menescal e Marcos Valle ao lado da cantora Fernanda Takai, que gravou um CD inteiro em homenagem a musa do movimento Nara Leão, para comemorar os 60 anos da bossa com um tributo a Tom Jobim. O show “O Tom da Takai” é, sem dúvida, o melhor passeio musical do Brasil pela obra do grande mestre da BN. Nos dias 15 e 16 de setembro (sábado e domingo), os cariocas, poderão, no Espaço Furnas, conferir Fernanda, Marcos e Menescal ao vivo.
O repertório do show é o mesmo do álbum e contempla algumas das primeiras composições do mestre da Bossa Nova. São sete faixas produzidas e arranjadas por Roberto Menescal: Aula de Matemática/Discussão (pout-pourri), Bonita, Esquecendo Você, Samba Torto, Eu Preciso de Você, Fotografia e Estrada do Sol. As outras sete, com arranjos e produção de Marcos Valle: Ai Quem me Dera, Olha p’ro Céu, Outra Vez, Só Saudade, The Red Blouse, Once I Loved (O amor em paz) e Brigas Nunca Mais.
“Eu sempre tive muito cuidado de fazer qualquer coisa com músicas do Tom, porque ele já foi bastante gravado. Mas imediatamente vi que esse projeto poderia ser muito interessante, porque a Fernanda tem personalidade própria. Procuramos músicas menos gravadas, mas interessantes. Ouvi muita, muita coisa… Depois pensamos em arranjos diferentes também. O Menescal e eu dividimos as canções, mas tocamos juntos em todas, o que trouxe uma unidade. E a Fernanda tem uma voz deliciosa que se encaixa tão bem nas letras, suave, coloquial, se enquadrou perfeitamente. Tudo isso e também o clima, nossa amizade, deu tão certo que foi transpassado para o disco. Tenho muito orgulho de ter feito esse projeto e agora estamos com grandes expectativas para o show”, conta Marcos Valle.
A ideia do disco partiu de uma série de shows de 2017 feitos para o Centro Cultural Banco do Brasil, quando o trio se reuniu para celebrar os 80 anos de Menescal e apresentou canções diversas da Bossa Nova. “Pra essa série fiz um arranjo de Estada do Sol, do Jobim, pensando na Takai, especialmente pra ela. E quando ela cantou no show me veio o projeto na cabeça, na hora, com nome e tudo. Convidei o Marcos e ela ali mesmo no palco, na frente da plateia e eles toparam. Depois disso tudo fluiu, a gravadora confirmou, sugerimos as músicas e a Fernanda gostou, selecionou, gravamos. Foi tão simples, sem complicações, mas o resultado está muito sofisticado”, conta Roberto Menescal.
No show do Espaço Furnas, o trio será acompanhado pelos músicos Fernando Merlino (teclados – dia 15/09), Adriano Souza (Teclados – dia 16/09), Jefferson Lescowich (Baixo) e Renato “Massa” Calmon (Bateria) – esses três últimos também participaram da gravação do disco. O repertório conta com todas as canções do CD, mais algumas surpresas.
“Para escolher as canções, os produtores me passaram algumas que eram um pouco menos conhecidas que os grandes clássicos. Fomos atrás de músicas que não tinham muitas regravações e que poderiam ganhar um novo foco junto ao público. Confiei muito no conhecimento deles sobre a obra do Tom Jobim. O resultado, particularmente, superou minhas expectativas que já eram excelentes. Temos um álbum muito leve, ao mesmo tempo sofisticado e pop, usando o que a bossa nova tem de melhor. E soa muito novo, atualizado. As canções têm uma qualidade incomparável”, comenta Fernanda Takai.
Um dos músicos mais conhecidos no mundo ganha uma nova roupagem. O público, mais um motivo para ouví-lo novamente. “Estamos enfocando um autor de alcance mundial, mas de maneira nova, com arranjos muito diferentes dos originais, pensados para a Fernanda. Eu já tenho certeza que será um sucesso daqui até no Japão”, exalta Menescal.