Rodrigo Bezerra lança seu primeiro DVD

Rodrigo Bezerra escolheu o Teatro Silvio Barbato, no Sesc Presidente Dutra (Brasília –DF), para lançar oficialmente o primeiro DVD de sua carreira, “A música de Rodrigo Bezerra”. Gravado em maio desse ano, sem plateia, no emblemático Sesc Garagem da 913 sul, o trabalho contou com reforçado time de músicos e profissionais do audiovisual. São, ao todo, 12 músicas autorais, sendo oito do disco “Tempo Ilusão”, de 2013, e quatro do CD “Três”, lançado em 2015. A direção é do cineasta Iberê Carvalho.

Mais do que o simples registro de um show, a intenção de Rodrigo com o DVD era convergir imagem e som. Para isso, o músico e Iberê desenvolveram juntos os roteiros de sete vídeos curtos para sete faixas de “Tempo ilusão”: “Bandeiras pra quê”, “Esperar”, “Tempo Ilusão”, “Homem formiga”, “A criança”, “Circular“, e “Celebrar”. O resultado são argumentos que dialogam com as letras das músicas, em leituras menos narrativas e mais abstratas. As imagens desses clipes foram projetadas no palco durante a gravação do DVD, como elemento da cenografia, e, na edição final, mescladas à apresentação musical.

E por falar em apresentação musical, Rodrigo se esmerou na formação da banda que o acompanha. Ele fez questão de juntar todos os músicos que gravaram com ele os discos base do DVD, somando assim, seis instrumentistas no palco, além dele. Um fato curioso é que, ao optar por essa formação, Rodrigo colocou em cena duas baterias, uma acústica, comandada por Renato Galvão, e outra com pegada mais eletrônica, de Célio Maciel. A banda se completou com Felipe Viegas nos teclados; Sandro Jadão no baixo; Thanise Silva na flauta, e Bruno Patrício no sax. A cantora Ana Reis fez uma participação especial na faixa “Além de acordes”, de autoria dela e Rodrigo, e o guitarrista Pedro Martins na faixa “Tempo Ilusão”.

Foram dezenas de ensaios para que se conseguisse chegar a uma sonoridade que casasse perfeitamente as duas baterias, com os novos arranjos para os metais e costurasse todo o DVD. “O desafio maior no começo foram as duas baterias, porque geralmente leva para um lugar mais pesado. E eu sou um cara que não canto muito forte. Tentar trazer sutileza em várias camadas, várias nuances com os dois foi um trabalho interessante. A gente ensaiou bastante e acho que encontrou esse lugar”, compartilha o guitarrista.

Na parte audiovisual, além da direção de Iberê Carvalho, o DVD teve direção artística de Dalton Camargos; direção de fotografia de Dani Azul; e produção executiva de Carol Barboza. A montagem e finalização são de Sergio Azevedo.

A gravação e o lançamento do DVD têm patrocínio do FAC, Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo do DF.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *