Rodrigo Santos & os Lenhadores promovem emocionante celebração rock’n’roll no Circo Voador

RODRIGO 2

DISPARADOOOO, Rodrigo Santos foi o músico do Barão Vermelho que mais produziu após o recesso do grupo (as últimas apresentações da banda carioca foram na turnê comemorativa dos 30 anos de carreira, em 2012). E lá se foram 4 álbuns autorais, 1 DVD, parcerias diversas, a banda Britos (especializada no repertório dos Beatles na fase “Cavern Club”) e MUITOS shows. Na companhia de companheiros de longa data, o guitarrista Fernando Magalhães (também do Barão) acompanhado do baterista Kadu Menezes (que tocou com Rodrigo anteriormente acompanhando Lobão, Kid Abelha, Léo Jaime e João Penca e seus Miquinhos Amestrados, entre outros), montou um “power-trio” da pesada, o “Rodrigo Santos & os Lenhadores” e não pararam mais de tocar pelo Brasil afora.

Só para citar exemplos dessa “fome de palco” apenas no Rio de Janeiro, passaram pelo pequeno reduto rock “Saloon 79”, pôr-do-sol no quiosque da Rede Globo na Praia de Ipanema, Cidade das Artes em projeto experimental denominado “Inusitado” na companhia do precursor da Bossa Nova Roberto Menescal, onde também começaram sua mini turnê com o guitarrista do The Police, Andy Sumers (lotando o Teatro Casagrande em plena segunda-feira), e não tem como esquecermos da “Rock Street”, no Rock in Rio! Precisa dizer mais?

RODRIGO 3

Aonde tenha um espaço que as pessoas queiram rock’n’roll, “não tem tempo ruim” para o azeitado trio, que já tinha entrosamento pelo tempo de parceria musical. Agora, com toda essa atividade incessante, simplesmente fazem um dos shows mais arrasadores que temos notícia. Nada mais propício do que nosso templo sagrado da música brasileira, o Circo Voador, para coroar tamanho êxito, já que essa formação ainda não tinha se apresentado lá. E preparam uma festa caprichadíssima! Um bom público apesar da chuva forte que deu as caras em vários pontos da cidade e do retorno de Anderson Silva ao octógono, compareceu a “lona voadora”.

A banda Antenna começou os trabalhos executando seu competente pop-rock autoral, com versões energéticas de “Alive” do Pearl Jam e “What’s Up” do 4 No Blondies. Show curto, mas agradou a audiência que começava a chegar aos pouquinhos ao espaço. O Folks, com sua sonoridade bem influenciada pelos anos 70, mostrou vigor e chegou a empolgar em vários momentos, como no inusitado cover da banda que foi terceiro escalão nos anos 80 e conseguiu mais receptividade na década seguinte, o De Falla. A bela versão de “Não me mande flores” dos gaúchos, colocou a massa para dançar enlouquecidamente! E num momento bem a cara do Circo Voador, o vocalista Kauan Calazans chamou a galera para subir ao palco, cantar, dançar e se esbaldar, rolando uma “confusão” das boas e com animação para dar e vender. As aberturas se consistiram em boas surpresas para esquentar o povo ao que estava por vir. Nos intervalos a Festa Na Lua Areia soltava uma discotecagem inspirada.

RODRIGO 4

E aí depois, não teve para ninguém, com Rodrigo Santos & os Lenhadores dando uma verdadeira aula de rock’n’roll! Rolou de tudo um pouco, com grande enfoque no repertório do Barão Vermelho (versões da pesada de “Declare Guerra”, “Por que a gente é assim”, “Down em Mim”, “Por você”, “Pense e Dance”, “Maior Abandonado”, “Bete Balanço”, com participação do seu filho Leonardo, entre outras), clássicos do BRock (“Tempo Perdido”, “Exagerado”, “Até quando esperar”, “Proibida pra Mim”, etc) e petardos da sua carreira solo, como a pesada “Remédios” e “Trem Bala”, de belíssima letra, que empolgaram bastante! Mas as muitas participações especiais contribuíram ainda mais para o espetáculo ser especial.

Roberto Menescal deu as caras para uma versão delicada de “Roxane” do The Police, com Rodrigo dando um show nos vocais, mostrando sua evolução nesse quesito ao longo dos anos. Foi no mínimo curioso ver Menescal com sua pegada “intimista” da guitarra, tal qual “um barquinho e um violão”, acompanhando a banda em vários rockões da pesada. Surpreendente! E Lobão, juntamente ao guitarrista Nani Dias, não deixou “pedra sobre pedra”! Era um incrível revival, como relatou um emocionado Rodrigo, já que tirando Fernando Magalhães, ali estava no palco a banda de apoio do velho lobo em grande parte dos anos 80. E a química comeu solta, com pérolas como “Canos Silenciosos”, “Vida Bandida”, “Essa noite não”, “Vida Louca Vida” e “Me Chama”, com o improviso comendo solto! Os erros acabaram soando como pérolas, pois era nítido que ali tínhamos amigos de velha data se divertindo e levando um som, nada mais…

RODRIGO 5

O volume exageradamente alto em muitos momentos, só deixou a sonoridade levemente mais suja, dando um charme ainda maior aquela celebração de rock’n’roll. O saxofonista George Israel, do Kid Abelha, mostrou todo o seu virtuosismo no instrumento, com belos solos em “Rádio Blá” e “Um bobo pra Cristo”. Essa última, lado B do repertório de Lobão e poucas vezes executada ao vivo, foi à grande surpresa da noite, uma pedrada!!!

Depois de duas horas e meia, estavam todos suados, exauridos e muito felizes. A festa rock para encerrar o mês de janeiro tinha superado todas as expectativas! E enquanto o Barão Vermelho continua com suas férias, Rodrigo Santos & os Lenhadores levam com maestria o repertório dos clássicos da banda. E ontem, foi mais um show histórico do Circo Voador para guardarmos na memória!

SET LIST:

DECLARE GUERRA
QUE PAÍS É ESSE
ATÉ QUANDO ESPERAR
POR QUE A GENTE É ASSIM
BETE BALANÇO (com Leonardo Santos)
TREM BALA
NUNCA DESISTA DO SEU AMOR
REMÉDIOS
POR VOCE
O TEMPO NAO PARA
DOWN EM MIM
CODINOME
ROXANNE (com Roberto Menescal)
VIDA BANDIDA (com Lobão)
CANOS SILENCIOSOS (com Lobão e Nani Dias)
CORAÇÕES PSICODELICOS (com Lobão e Nani Dias )
VIDA LOUCA VIDA (com Lobão e Nani Dias)
ESSA NOITE NAO (com Lobão e Nani Dias)
PROIBIDA PRA MIM / SERÁ
MAIOR ABANDONADO
EXAGERADO
PRO DIA NASCER FELIZ (com Roberto Menescal)
PRIMEIRO BIS
PENSE E DANCE (com Roberto Menescal)
ME CHAMA (Lobão e Roberto Menescal)
UM BOBO PRA CRISTO (com Lobão, Nani e George Israel)
RADIO BLÁ (com Lobão, Nani e George Israel)
SEGUNDO BIS
PURO EXTASE (com Pedro Masset)
SATISFACTION

RODRIGO 6

Por Alessandro Iglesias

Fotos Lívia Ribeiro

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *