Sergio Gonçalves Galeria apresenta exposição com obras de Eduardo Ventura

Segue em cartaz na Sergio Gonçalves Galeria no Centro do Rio de Janeiro, a exposição “Rio de Janeiro – Paisagens Improváveis” do artista Eduardo Ventura. A individual – que tem entrada franca – fica em cartaz até 30 de abril, de terça a sexta, das 11h às 19h e sábado das 11h às 18h. A galeria fica na Rua do Rosário, nº 38.

Ventura constrói com gestos rápidos um inventário pictórico de “Paisagens improváveis”, na contramão das sedutoras cenas turísticas do Rio, sugerindo antes mesmo do deleite estético, uma reflexão ou um momento de silêncio. Na série, a Cidade Maravilhosa se apresenta vazia, com a possibilidade de preenchimento poético/narrativo. O formigueiro humano é substituído por tímidos veículos que parecem circular sem condutores.

Para compor as telas o artista utilizou ferramentas como o Google Maps para investigar inúmeras ruas e bairros de acesso mais desconhecido, selecionando ângulos, luminosidade, atmosfera, etc., como nas telas “Rua Ipojuca, Penha”, “Rua do jogo da Bola, Saúde”, “Ladeira do Barroso, Gamboa”, “Rua Waldemar Dutra, Santo Cristo”, “Rua Bela, São Cristóvão”, ou em trechos capturados de grandes vias como na tela “Av. Brasil, Manguinhos”, “Linha vermelha, São Cristóvão” e “Travessa Silva Baião, Santo Cristo”, sugerindo de forma sutil um caráter intrínseco e histórico, por vezes, soturno da alma das ruas do Rio.

 

SERVIÇO:

Exposição: Rio de Janeiro – Paisagens Improváveis, de Eduardo Ventura

Local: Sergio Gonçalves Galeria

Endereço: Rua do Rosário, 38 – Centro

Telefone: (21) 2263-7353

Encerramento: 30 de abril

Horário: de terça a sexta, das 11h às 19h e sábados das 11h às 18h

Gratuito

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *