Show dos Rolling Stones poderá marcar a reabertura do Maracanã
Lendas vivas do Rock, os Rolling Stones podem voltar ao palco onde foram consagrados no Brasil: Maracanã. A informação ainda não é oficial, mas é o desejo do Governo do Estado do Rio de Janeiro para que a reinauguração do estádio seja feita pela banda inglesa, em março de 2013.
Palco principal da final da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações, em junho do ano que vem, o Maracanã será reaberto ao público no começo de 2013 e ainda não está oficializado de como será o evento. Porém, é desejo dos responsáveis pelo estádio para que seja feita uma forte campanha de marketing mostrando que, a agora Arena Maracanã – como será chamada após as obras – está capacitada para receber shows e jogos.
Além do show dos Rolling Stones, também pode ser de terras britânicas o jogo de reabertura, que está sendo viabilizado para Brasil x Inglaterra. Porém, por conta de logística e estrutura, o encontro de música e futebol não poderá ser realizado no mesmo dia. Ambos os eventos ainda aguardam confirmação da agenda dos músicos para o anúncio oficial. Em julho deste ano o Grêmio, time de Porto Alegre, convidou a banda para a reabertura do seu novo estádio, em dezembro, mas não conseguiu devido ao problema de datas dos ingleses.
A turma liderada por Mick Jagger tem muita história com o Brasil e apresentações no Rio de Janeiro. Acompanhados das então namoradas Marianne Faithfull e Anita Pallenberg, Mick Jagger e Keith Richards vieram à cidade. Porém, apenas 27 anos depois aconteceu o primeiro show da banda, em 27 de janeiro de 1995, como parte da turnê do disco Voodoo Lounge. Foram duas apresentações no Estádio do Maracanã, com um público total de ambas as noites estimado em 400 mil pessoas. Três anos depois eles voltaram para mais um show na Praça da Apoteose, no Sambódromo.
A última apresentação dos britânicos no Rio de Janeiro aconteceu em dezembro de 2006, num show memorável na praia de Copacabana para quase 1,5 milhão de pessoas. Àquela ocasião, a apresentação fazia parte de uma promoção da cidade por parte da Prefeitura carioca.
Por Bruno Guedes