Sirenia no Rio de Janeiro: encerramento da turnê na América Latina

Em sua primeira apresentação brasileira em 2010, a banda estava em uma configuração diferente da atual. Em 2016 Emmanuelle Zoldan, cantora francesa que tem em seu currículo bandas como Trail of Tears e Turisas, passou a liderar os vocais.
O palco carioca escolhido foi o Agyto (Lapa), casa de shows que já abrigou diversos nomes do cenário do metal quando antes era conhecida por Teatro Odisséia.O local estava vazio, o segundo andar quase que inutilizado e o andar principal não ocupou sua totalidade. Se tratando do cenário de rock/metal em geral, tem sido algo cada vez mais recorrente no Rio de Janeiro, o que tem levado a cidade a perder espaço nas turnês.
Apesar da casa vazia, ficou claro no momento que a banda entrou, que ali estavam seus fãs fiéis. Um público enérgico e com as canções na ponta da língua.Emmanuelle fez questão de deixar claro em sua primeira interação que era uma prazer estar ali.O álbum “Dim Days of Dolor” foi o primeiro lançado com a nova vocalista e sua faixa-título marcou o início de uma sequência entusiasmada dos integrantes.
Sirenia é uma banda norueguesa de Gothic Metal fundada por Morten Veland (guitarra e vocal gutural) após sua saída da banda Tristania.O show contou com sucessos do álbum de estreia “Nine Destinies and a Downfall” (2004) até o mais recente “1977” (2023). Contando ainda com um cover da música francesa “Voyage, Voyage” (Desireless).
É sempre sucesso garantido quando o artista diz algumas palavras em nossa língua e não foi diferente quando Morten disse “Olá, amigos brasileiros!”, fazendo os fãs ficarem agitados com o carinho do artista.O clima foi de descontração, entrega, interação com o público e brincadeira entre os membros enquanto tocavam. Nem mesmo o apagão que aconteceu no local próximo ao fim do show, tirou o brilho da banda. Cerca de 2 minutos sem luz e pediram mais uns minutos só para os devidos ajustes. Uma apresentação que ficou certamente marcada pela felicidade nítida da banda, onde a vocalista frisou que era o último show da turnê pela América Latina e que sigificava muito encerrar aqui no Brasil.
Texto e fotos: Marília Barilari
Setlist da apresentação de 30/03/2025 –
Rio Janeiro:
Seti (intro)
Addiction No. 1
Dim Days of Dolor
Into the Night
Deadlight
The Last Call
Lost in Life
In Styx Embrace
This Curse of Mine
A Thousand Scars
Nomadic
Meridian
Voyage, voyage
(Desireless cover)
Sister Nightfall
Wintry Heart
Encore:
My Mind’s Eye
The Other Side
The Path to Decay