Sucesso de repercussão, “Avenida Brasil” fecha média de 39 pontos
Os números são os mesmos de “Fina Estampa” e estão entre os menores dos últimos anos
Não resta dúvidas que Avenida Brasil caiu no gosto popular como poucas novelas recentes. A trama de João Emanoel Carneiro parou o Brasil em seu último capítulo, exibido na última sexta-feira (19), cravando 51 pontos de média e 54 de pico no Ibope – 6 a mais do que os 45 pontos registrados pelo desfecho de Fina Estampa. Na média geral, porém, a história de Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) empatou com sua antecessora: 39 pontos.
Apesar da repercussão sem precedentes, algo histórico para a dramaturgia nacional, os números do Ibope colocam Avenida Brasil entre as menores audiências do horário nobre da Globo nos últimos 10 anos. A título de comparação, Páginas da Vida (2006) e Paraíso Tropical (2007) registraram respectivamente 47 e 43 pontos. Até mesmo Duas Caras (2007), em sua época considerada um fracasso retumbante, fechou sua exibição com média de 41 pontos.
Vale lembrar, porém, que tanto Avenida Brasil como Fina Estampa foram responsáveis pela recuperação do Ibope da faixa das 21h, que esteve em verdadeira queda livre até Passione (2010).
Por Felipe Brandão.