“Tancarville – Uma cidade inventada” reestreia na Sala Maria Thereza Tápias nos dias 13 e 14 de maio

Dedicado aos pequenos (preferencialmente, para crianças a partir de quatro anos),Tancarville – Uma Cidade Inventada faz duas únicas apresentações no Espaço Tápias, nos dias 13 e 14 de maio, às 16h. O espetáculo de dança contemporânea para o público adulto foi criado em 2011 através da parceria entre a artista brasileira Mariana Pimentel, o músico brasileiro Pedro Leal David e a artista francesa Magali Benvenuti. Primeiramente destinado ao público adulto, agora reestreia no Brasil repaginado para as crianças, com Mariana Lobato e Mana Lobato na interpretação. Um espetáculo interativo para toda família, emocionando quem se abrir para uma verdadeira aventura sensorial.


(fotos: Carol Pires)

Tancarville é uma cidade inventada. Um espaço imaginário onde os rios estão vivos e todos os animais são livres. É um tecido verde imenso, que muda de forma o tempo todo bem na nossa frente. É o coletivo e o coletivo é tecido: ele é casa, escola, rua, cidade. É um corpo que tem a importante tarefa de sustentar a vida comunitária. Tancarville é o que conseguimos imaginar: muitas, inúmeros, um espaço insondável. Tancarville é um espetáculo de dança contemporânea para duas bailarinas, um músico e um tecido verde de 30 metros quadrados, criado especialmente para públicos da primeira infância. Ao fim da performance, que tem duração de 60 minutos, as crianças são convocadas a imergir no tecido, passando a habitar a cidade que acabaram de inventar.




O espetáculo lida com noções de ausência e presença, a partir de um jogo de afetos partilhados entre corpo, objeto e ambiente. Dentro deste panorama, surgem temas como a comunicação, as diferenças culturais, as questões ambientais, o visível e o invisível.

 “A mobilidade e a imobilidade, planícies e relevos, o tempo e a duração, a realidade e o sonho foram emergindo, não como antagonismos, mas como instâncias complementares e inseparáveis. Tancarville – Uma cidade inventada é um espetáculo feito com crianças, e não para crianças. Em um dado momento, a relação se abre para a plateia, incluindo crianças e adultos em uma vivência de dança e mediação cultural, inspirada no processo criativo do espetáculo. O ateliê consiste na ativação de experiências sensoriais de movimento e estados de corpo que criam diálogo entre dança, artes visuais e música. A oficina lança mão de dinâmicas de improvisação de movimento que inspiram poéticas do livre dançar, sensibilizando as mais diferentes idades”, diz Mariana Pimentel.

“Tancarville – Uma cidade inventada”

Espetáculo de dança para as crianças

Dias 13 e 14 de maio

Horário: 16h                        

Classificação: Livre (a partir de 4 anos)

Local: Espaço Tápias – Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca

80 lugares

Ingressos: Inteira R$ 40,00 e meia-entrada R$ 20,00 – *pela plataforma SYMPLA

Duração: 60 minutos

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *