“Trekkers” vão ao delírio no Rio de Janeiro

Alem-da-Escuridao-Star-Trek-2

Já é sabido que o fascínio dos fãs por tudo que engloba o universo de “STAR TREK”, chega há níveis estratosféricos de devoção absoluta. A franquia iniciada nos anos 60 com uma série televisiva e criada por Gene Roddenberry, atravessa os tempos com as novas gerações eternizando cada vez mais este grande ícone pop e resultando em números impressionantes: onze longas para os cinemas, seis séries televisivas em desdobramento a história original e uma ampla gama de outros spin-offs, como jogos eletrônicos dos mais variados, romances, brinquedos, convenções com produções cada vez mais exultantes e um parque temático em Las Vegas.

Mas o que causa maior comoção nos “trekkers”, é a nave USS INTERPRISE com sua tripulação original, encabeçada pelo Capitão James T. Kirk e seu braço direito, o “orelhudo” vulcano Spock (uma das figuras mais míticas da história do cinema). Além dos longos e complexos diálogos, no qual a verborragia a “la Isaac Asimov”, entra em total contraste ao universo “fabulesco”  e explosivo da série Star Wars. A ficção científica é levada MUITO mais a sério para os fãs de “STAR TREK”, vide todo o alvoroço causado quanto ao anúncio da volta dos personagens da série original em um novo filme, que foi lançado em 2009, com direção do badalado J.J. Abrams (vinha do seriado “Lost”, ícone geek atual).

Qualquer escorrego seria tratado como a mais pura das heresias, mas felizmente tudo correu bem e foi a maior bilheteria de toda a franquia “STAR TREK” no cinema, além de ter sido indicado a quatro Oscars, tendo vencido na categoria MELHOR MAQUIAGEM. O “legado” da série havia sido honrado! Isso só serviu para fortalecer ainda mais a expectativa para o lançamento de “Além da Escuridão – Star Trek”, que estreia nessa sexta-feira (14/06) em todos os cinemas do país, em 3D.

E J. J. Abrams quer ir ainda além, expandir o universo de “Jornada nas Estrelas” para uma nova gama ainda mais variada de fãs, envolvendo tramas atuais ao filme e mesclando gêneros diversos, como aventura e drama, além do ritmo frenético que envolve os últimos blockbusters de sucesso: “Todos os filmes, historicamente, tinham a ver com assuntos de grande interesse no momento que foram lançados. No começo das séries, eles falavam sobre política, cultura e sexo”, afirma o diretor.

E em virtude desse clamor ferrenho por essa estreia nessa semana, a Caixa Cultural desde o dia 11/06, abriga a mostra “Jornada nas Estrelas – Brasil: A Fronteira Final”, com bastante conteúdo sendo oferecido para os fãs. Não só teremos episódios do cinema e televisão, mas cursos diversos fazendo parâmetros com temas relativos à história dos tripulantes da USS INTERPRISE: “Além dos longas de ficção, a programação inclui documentários que abordam diversos aspectos  e reforçam a importância de “STAR TREK” como o culto à série, que reúne multidões até hoje em grandes convenções”, explica o produtor da mostra, Breno Lira Gomes.

A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. De ter a dom, das 10h às 20h. Exibição de filmes e episódios para TV: R$ 4. Cursos grátis. De 11 a 23 de junho. Programação completa em www.caixa.gov.br/caixacultural.

Por Alessandro Iglesias

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *