“Tudo balança porque Deus dança” estreia no Rio de Janeiro
Fez sua estreia ontem, nas águas da Baía de Guanabara, o espetáculo solo “Tudo balança porque Deus dança”, da atriz e poetisa Aline Guimarães sobre uma simulação do fim do mundo.
“Tudo balança porque Deus dança” é um espetáculo poético tecido por várias mãos. O livro de poemas de mesmo nome, de Aline Guimarães, é a base do que acontece em cena. A dramaturgia de Pedro Kosovski, a atuação de Aline, a supervisão de Álamo Facó, a trilha sonora de Rodrigo Braga e… o Barco, escolhido como espaço cênico da montagem, é o lugar onde todos os elementos se cruzam numa rica trama, dando espaço para uma experiência performática singular.
Inspirada no livro de poemas “Tudo balança porque Deus dança”, de Aline Guimarães, lançado pela Editora Móbile (2012), a encenação parte de uma simulação do fim do mundo. O ano é 2012. Um meteoro está prestes a atingir a Terra e, nesse dia, só existirá água e ar, palavras em estado vapor. O público se instala e o Barco parte. Ambos conduzidos por uma caiçara que, após vinte anos no mar, diz conhecer aquelas águas como ninguém. A partir daí, o real se torna imaginário, o porto se transforma num continente seguro, na terra firme que todos nós buscamos e o Barco num chamado para lugar algum. O balanço de se colocar à deriva explica o encher e vazar das marés.
O espetáculo solo de Aline já foi apresentado no Festival TEMPO, no terraço do Teatro Laura Alvim, no espaço OI Futuro em meio a quilos e quilos de polvilho e no RioCena, em vagões abandonados da Leopoldina. E agora, pela primeira vez, ganha uma temporada, ficando em cartaz durante cinco finais de semana.
O Barco e o Livro: uma traineira segura, coberta e com capacidade para 40 pessoas, que parte da Urca para um passeio de 1h20 (tempo do espetáculo) pela Baía da Guanabara. Além do passeio, os espectadores também serão contemplados com um exemplar do livro que deu origem ao texto.
Temporada: de 27 de outubro a 25 de novembro
Sábados e Domingos, às 20h
Local: Praça Cacilda Becker, no Quadrado da Urca,
Barco “Eco do Silêncio” – Urca
Telefone: 9625-2292 / 8549-1148
Ingressos: $30 (inteira) e $15 (meia)
Lotação: 40 lugares
Classificação: livre
Por Bruno Guedes