Vanessa Longoni entoa “Canção para Voar”

Vanessa Longoni 2Vanessa Langoni, intérprete gaúcha com formação lírica e teatral, que despontou com o bem avaliado álbum “A Mulher de Oslo” em 2008, lança novo rebento, “Canção para Voar”.

O recém-lançado CD, cujo hit “Mercado” teve 17 mil downloads no “Single da Semana”, do iTunes, foi gravado no Rio de Janeiro com produção musical de Gastão Villeroy e Antônio Villeroy. Em 12 faixas, a intérprete natural de Porto Alegre, acolhe diversos gêneros musicais brasileiros, além de apresentar “Hojas de Tilo”, da compositora uruguaia Ana Prada, e “Canto D’alma”, um Joropo, gênero típico da música crioula, do carioca Vinícius Castro.

“Canção para Voar” conta ainda com a participação dos cantores Danilo Caymmi em “Folia do Divino” e Serginho Moah, da banda pop gaúcha “Papas da Língua”. Uma das características do CD e também da cantora – que faz uma síntese do lírico e do popular – é o gosto pelas letras fortes, na primeira pessoa, quase uma autobiografia musical. Para compor este repertório, os compositores escolhidos foram vários, consistindo um vigoroso leque de parcerias. Destaque para os badalados Délia Fischer, Eugênio Dale e Lula Queiroga. A maioria das músicas é inédita.

O show de lançamento, dia 28 de novembro, quinta-feira, às 21h30 no Solar de Botafogo, tem direção musical de André Siqueira – violão e guitarra. Vanessa vem acompanhada por: Marcelo Cebukin – clarinete, flauta e guitarra; Tássio Ramos – contrabaixos (acústico e elétrico); Kim Pereira – bateria. A direção cênica é de Adriano Basegio e Daniela Carmona.

Críticas diversas:

“Mercado”, de Delia Fischer, faixa do novo CD da cantora gaúcha Vanessa Longoni, “Canção para Voar”, é o Single da Semana do iTunes, que pode ser baixado gratuitamente até dia 22 de outubro:https://itunes.apple.com/br/album/mercado-single/id720872114 (…).  (Beto Feitosa – Ziriguidum /RJ).

“Desde a estreia em 2006, com o show “A Mulher de Oslo”, vem multiplicando plateias e prêmios. Com o CD não será diferente, pois é um dos mais novos e vigorosos produzidos este ano no País. Mais: talvez seja o melhor disco de cantora já feito no RS. Nele tudo se completa, do repertório o mais universal (e único) possível, aos arranjos e desempenhos dos músicos e a impressionante performance de Vanessa (…).” (Juarez Fonseca – Jornal ABC /Porto Alegre/RS).

Vanessa, intérprete com formação erudita e atuação respeitável no meio teatral de Porto Alegre, tem 15 anos de carreira, mas só a partir de 2006, com o cd e show “A mulher de Oslo”,  virou unanimidade. A ponto de o crítico Juarez Fonseca ter chutado de prima, sem meia-volta: talvez seja o melhor disco de uma cantora já feito no Rio Grande do Sul (…).” (Kiko Ferreira/Estado de Minas).

Para contar tudo sobre sua carreira, o lançamento do novo álbum e sucessivamente o show no Solar de Botafogo, Vanessa Longoni estará no sábado (09/11) participando do programa GELEIA MODERNA, na Rádio Roquete Pinto (94,1 FM), as 17:00. O programa apresentado pelos DJ’s Brant e Jorge LZ, é um dos maiores incentivadores de novos talentos e da cena independente que temos notícia atualmente. Vale a pena conferir!

Por Alessandro Iglesias.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *