Veja a lista dos vencedores do festival de Cannes deste ano
Neste domingo (26), o júri do festival de Cannes, na França, anunciou os principais vencedores da edição de 2013. E o grande vencedor da Palma de Ouro do festival foi “La vie d’Adele”, do diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche. O filme conta a história de uma adolescente que se desperta sexualmente e vive uma paixão lésbica com uma jovem de cabelos azuis. Nos Estados Unidos, o longa ganhou o nome de “Blue Is The Warmest Colour”
Coincidentemente, “La vie d’Adele” recebeu o prêmio no mesmo dia em que um novo evento em Paris foi organizado por opositores ao casamento gay, recém-autorizado no país.
A adaptação feita por Julie Maroh mostra cenas sexuais bem gráficas e apaixonadas entre as duas mulheres. O diretor usou imagens em close-up que cria uma situação em que liga o espectador e a personagem. Ou seja, as cenas são bem aproximadas para que o público conseguisse ver bem e sentisse o que rolava nas cenas de forma mais íntima.
Steven Spielberg que liderou o júri desta edição do festival, afirmou que ganhar a Palma de Ouro mostra o reconhecimento do trabalho do diretor e das duas atrizes francesas Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux.
“Nós nos sentimos privilegiados de assistir a esse filme, e não incomodados… É a história de um amor profundo, magnífico. O diretor usou uma narrativa ousada. Ficamos encantados com o filme, com as atrizes formidáveis. O diretor permitiu que as personagens realmente ganhassem vida”, declarou Steven Spielberg durante a entrevista coletiva à imprensa depois da cerimônia de encerramento.
Segue abaixo a lista dos vencedores:
Veja abaixo a lista de vencedores:
Palma de Ouro: “La vie d’Adele”, de Abdellatif Kechiche.
Grand Prix: “Inside Llewyn Davis”, dos irmãos Coen.
Melhor diretor: “Heli”, de Amat Escalante.
Câmera de Ouro (Para diretores estreantes): “Ilo Ilo”, de Anthony Chen.
Melhor ator: Bruce Dern, de “Nebraska”.
Melhor atriz: Bérénice Bejo, de ‘Le passé”.
Melhor roteiro: Jia Zhangke, de “A touch of sin”.
Prêmio do júri: “Like father, like son”, de Hirokazu Kore-Eda.
Palma de Ouro de melhor curta-metragem: ‘Safe’, de Moon Byoung-Gon.
Por Milena Calado