Veja a lista dos vencedores do Oscar 2014 e detalhes da cerimônia
Com certeza, tivemos a cerimônia de premiação mais leve e divertida depois de longos anos de enfadonho. E isso tem um nome: Ellen DeGeneres. Parecendo que estava sobre as energias emanadas da nossa folia carnavalesca, colocou toda a sua verve de humor afiada em ação e tivemos divertidíssimas quebras de protocolo. O tempo todo com smartphone em mãos, foram retweets dos mais diversos e inspirados, descrevendo tudo o que estava ocorrendo. Primeira vez que um apresentador da cerimônia compartilha a festa em tempo real. O ápice foi juntar várias estrelas do cinema para tirar uma foto e fazer o post mais compartilhado da história do Twitter. Até o final da cerimônia, foram mais de 2 milhões de retweets! Com certeza, a controversa apresentadora, humorista e ativista gay, fez história!
Outro momento dos mais divertidos foi a entrega de pizzas um tanto quanto gordurosas a parte da plateia de grandes astros, que fatalmente depois estariam em uma festa super requintada, com tudo que haveria de melhor em termos gastronômicos. Mas vários, como Brad Pitt e Martin Scorsese, não se fizeram de rogados e “caíram dentro”. Detalhe, as pizzas forma cobradas veemente pela irreverente apresentadora, passando o chapéu à todos para tal! Mesmo sendo leve e sutil nas piadas, acabou sendo o grande trunfo dessa 86ª cerimônia de entrega da Academy Awards.
A premiação não teve muitas surpresas, com “barbadas” das mais diversas: Matthew McConaughey, (Melhor Ator), Cate Blanchett (Melhor Atriz), Jared Leto (Melhor Ator Coadjuvante) e Lupita Nyong’o (Melhor Atriz Coadjuvante) tiveram seus prêmios mais do que esperados e de forma justíssima! Todos os prêmios técnicos ganhos por “Gravidade” (7 no total!), inclusive o de Melhor Diretor para Alfonso Cuarón, não provocaram nenhuma surpresa em todos os cinéfilos do mundo inteiro, assim como “Frozen” (Melhor Longa de Animação) da Disney e “A Grande Beleza”, da Itália, como Melhor Filme Estrangeiro.
Como grande e infeliz destaque negativo (O ÚNICO!) foi a não vitória do U2 com a belíssima canção “Ordinary Love” (do filme “Mandela: Long Walk To Freedom” ), em homenagem a Nelson Mandela, com uma arrebatadora performance ao vivo na cerimônia, em detrimento a insossa e bobinha “Let it Go”, da animação “Frozen”. O recém falecimento do líder sul-africano, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, e a presença de uma das maiores bandas do mundo na festa, com a própria canção conspirando por si só, davam como certo a vitória. Foi o lado frustrante da premiação.
Emocionante o reconhecimento há um dos atores comediantes mais queridos no mundo inteiro, o careteiro Steve Martin. Vale destacar também a fenomenal interpretação para “Somewhere Over the Rainbow”, da linda cantora Pink, em homenagem ao célebre clássico “O Mágico de Oz”. E mais ainda, no momento em que a Academia reverenciou os profissionais recém falecidos do meio, vermos o destaque dado para o já saudoso “brasuca” Eduardo Coutinho, COM CERTEZA um dos maiores documentaristas da história, de estilo próprio e arrojado, autor de várias obras-primas como “Cabra marcado para Morrer”, “Edifício Master”, “Babilônia 2000” e “Jogo de Cena”, entre outros. O reconhecimento por parte da Academia foi justíssimo e mais uma vez, o Brasil de alguma forma marcou presença na grande festa do cinema mundial. Pena que não deu tempo também de incluir o maravilhoso diretor francês Alan Resnais (do clássico “Hiroshima Mon Amour”), que morreu no dia da cerimônia.
Apesar da previsibilidade nas premiações, conseguimos visualizar grandes momentos na cerimônia. E fica o lamento por um dos melhores filmes da trajetória do Scorsese (o que não é pouca coisa!), com desempenho soberbo de Leonardo Di Caprio, ter saído de mãos abanando. Mais sabemos que a briga é dura, e infelizmente muitas das vezes acabamos torcendo para o empate por ser uma alternativa mais justa. Aliás, ninguém discordaria se isso ocorresse nessa edição. Quem ganha é o cinema, e nós expectadores com essa “concorrência acirrada” em prol da qualidade…
Lista com todos os vencedores:
MELHOR FILME – 12 Anos De Escravidão
MELHOR DIRETOR – Gravidade – Alfonso Cuarón
MELHOR ATRIZ – Cate Blanchett – Blue Jasmine
MELHOR ATOR – Matthew McConaughey – Clube de Compras Dallas
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE – Lupita Nyong’o – 12 Anos de Escravidão
MELHOR ATOR COADJUVANTE – Jared Leto – Clube De Compras Dallas
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO – 12 Anos de Escravidão
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL – Ela
MELHOR FIGURINO – O Grande Gatsby
MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO – Clube de Compras Dallas
MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM – Mr. Hublot
MELHOR ANIMAÇÃO – Frozen – Uma Aventura Congelante
EFEITOS VISUAIS – Gravidade
MELHOR CURTA-METRAGEM – Helium
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM – The Lady in Number 6: Music Saved My Life
MELHOR DOCUMENTÁRIO – A Um Passo do Estrelato
MELHOR FILME ESTRANGEIRO – A Grande Beleza
MELHOR MIXAGEM SOM – Gravidade
MELHOR EDIÇÃO DE SOM – Gravidade
MELHOR FOTOGRAFIA – Gravidade
MELHOR EDIÇÃO – Gravidade
DESIGN DE PRODUÇÃO – O Grande Gatsby
MELHOR TRILHA SONORA – Gravidade
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL – Let it Go – Frozen – Uma Aventura Congelante
Por Alessandro Iglesias