Visitas Teatralizadas no Antigo Palácio da Justiça

Jus 2

Imagine conhecer um prédio histórico como o Antigo Palácio da Justiça do Rio, guiado por personagens como o grande jurista Ruy Barbosa e a deusa Têmis, da Justiça, ou pelos imperadores bizantinos, Justiniano e Teodora? Pois é o que ocorre nas visitas teatralizadas do programa Por Dentro do Palácio, promovidas pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio).

 O programa oferece dois tipos de sessões: as abertas à população no último sábado de cada mês, com alternância mensal da dupla de cicerones; e as agendadas, para escolas, universidades e outros grupos, com três horários disponíveis às 3ªs feiras (Justiniano e Teodora) e com dois horários disponíveis às quintas-feiras (Ruy Barbosa e Deusa Têmis). Os eventos são gratuitos e as visitas abertas ao público têm as senhas distribuídas 15 minutos antes do início da sessão, no foyer do antigo Palácio da Justiça (Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio, RJ).

Durante o passeio, os cicerones apresentam o Antigo Palácio da Justiça, relatam fatos da história do Rio e da Justiça brasileira e revelam um pouco sobre a sua própria história. Assim, o visitante pode conhecer a arquitetura e as funções do Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, o Salão dos Passos Perdidos, o antigo Tribunal Pleno, a Biblioteca de Obras Raras e também a Sala Multiuso do CCPJ-Rio. Tudo isso recheado de episódios históricos, relatados com humor e arte. 

O programa, criado em janeiro de 2011, nasceu no âmbito do CCPJ-Rio como resposta à demanda do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro de abrir as portas do Antigo Palácio da Justiça, após as obras de modernização e restauro (2009-2010), como um centro de cultura e memória da justiça. O suntuoso Palácio da Justiça, inaugurado no então Distrito Federal, em 1926, com a finalidade de abrigar a chamada Corte de Apelação e que, por mais de oito décadas, prestou serviço jurisdicional à cidade, há quatro anos tem servido de cenário para a realização da programação da Agenda Cultural do PJERJ, oferecida pelo CCPJ-Rio.

 No ano inaugural, o programa elegeu como seu cicerone o imortal jurista brasileiro Ruy Barbosa. Na segunda edição, Têmis, deusa grega das leis e dos juramentos, foi a personagem escolhida para ser o novo guia do palácio. No terceiro e quarto anos consecutivos, os visitantes passaram a ser recebidos pela dupla Têmis e Ruy Barbosa que, juntos, passaram a apresentar o edifício.

Na nova edição, lançada em janeiro, os imperadores de Bizâncio – Justiniano e Teodora – têm a nobre missão de apresentar o palácio à população e de contar algumas façanhas do seu grandioso império. Nestes quatro anos, o programa recebeu mais de 8.000 visitantes, entre crianças e adultos de todas as idades.

Por Alessandro Iglesias

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *