CCBB Rio oferece experiência musical na Semana de Museus

Grupo Sonori é o convidado do CCBB Educativo para realizar uma atividade aberta ao público, parte da programação da 21ª Semana de Museus, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio. A apresentação e oficina acontecerão no sábado, dia 20, às 13h.  Será uma experiência interativa e musical, tendo como base a reutilização de diversos tipos de sucatas e objetos do cotidiano. Os visitantes poderão participar de processos artesanais com a mão na massa, movimentos e jogos corporais que acompanharão a jornada em busca do despertar da criatividade e da ecologia. Ao final haverá uma apresentação musical coletiva. 

foto: Leo Braga

As atividades estão alinhadas ao tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, escolhido para a Semana que acontece de 15 a 21 de maio e reúne   museus, instituições de memória e centros culturais brasileiros. A proposta neste ano é refletir sobre a importância desses espaços na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social. O Sonori se define como “um laboratório, uma fábrica, uma orquestra… enfim, um empreendimento diferente, que pensa diariamente fora da caixa, criando soluções, experiências e instrumentos para uma nova música, novos homens e um novo mundo”. 

Além da atividade especial, o CCBB Educativo celebra a Semanda de Museus com intensa programação gratuita e diária (exceto as terças-feiras) destinadas às famílias e alinhadas às exposições Studio Drift e Sérvulo Esmeraldo. Para saber os dias e horários de todas as atividades, basta consultar o site do CCBB Rio (bb.com.br/cultura) na aba CCBB Educativo. O agendamento das visitas mediadas para grupos de escolas, para pessoas com deficiência cognitiva ou intelectual e com interpretação em Libras deve ser feito pelo email agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br. O CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março 66, no Centro do Rio de Janeiro.

foto Igor Vinagre

Dia 20 (sábado): 13h

Programação regular

Laboratório de arte

Desinventores

Desinventores, com a inspiração em Sérvulo Esmeraldo, explora o campo imaginário dos participantes e convida a descobrir o grande inventor que existe em cada um. A ideia é ressignificar objetos do cotidiano. A partir de peças encontradas dentro de uma caixa, o participante é convidado a desenvolver um projeto de uma máquina com funções não convencionais.

A atividade visa percorrer todas as etapas de desenvolvimento de um objeto experimental, desde a sua concepção até a representação sistematizada daquilo que foi imaginado.  

Foi desenvolvida para públicos a partir de 6 anos de idade com a participação dos acompanhantes.

Sábados, domingos e feriados: 16h

Pequeníssimas mãos

Jardim de Alecrim, um espaço acolhedor desenvolvido para crianças de dois a três anos experimentarem o mundo de uma forma diferente, através de um circuito sensorial.

Domingos: 14h

Pequenas Mãos

Corpo concreto

Provavelmente você já participou dessa brincadeira. Nela, os pequenos e seus familiares são convidados a conhecer um pouco mais sobre a arte da escultura trabalhada por Sérvulo Esmeraldo:

“Um, dois, três… estátua!”

Utilizando-se de materiais diversos como: papel, acetato, tecido, arame, os participantes serão convidados e criar esculturas abstratas. Em seguida, tendo o corpo como suporte, irão “vestir” formas geométricas buscando a relação entre corpo e espaço. A atividade foi desenvolvida visando a participação dos acompanhantes.

É uma oportunidade para experimentar o corpo e transformar em uma obra de arte.

Sábados e feriados: 14h

Hora do conto

Ao longo da programação do CCBB-Rio, diferentes histórias serão apresentadas. A temática do CCBB Educativo é inspirada nos conceitos das exposições.

O menino que queria tocar o sol

Existe melhor maneira de aprender do que através da imaginação? O CCBB Educativo convida as famílias para a Hora do Conto. A atividade percorre os quatro elementos da natureza e apresenta invenções criadas pelos personagens usando água, fogo, ar e terra para solucionar desafios.

Inspirado na mitologia Grega, apresenta o mito de Ícaro, que conta a história de um pai e filho presos em um labirinto de onde tentam fugir. Para isso, constroem asas feitas de penas de pássaros e voam bem alto nos céus. Fascinado com o triunfo da criação, Ícaro não dá atenção aos avisos de seu pai para que não chegue muito perto do sol.

Mani, a lenda da mandioca

Quase todo mundo come mandioca hoje em dia, mas quase ninguém sabe que existe uma lenda sobre seu surgimento. O CCBB Educativo vai contar a história de Mani, uma menina indígena que foi muito importante no surgimento dessa raiz tão nutritiva e utilizada por nós hoje em dia. É a oportunidade de conhecer essa lenda tão importante para a cultura brasileira.

O Mutum e o Cruzeiro do Sul

Vocês sabiam que antes do nosso dinheiro ter o nome de Real ele teve vários nomes? “O Mutum e o Cruzeiro do Sul” é um conto adaptado da obra “Macunaíma”, de Mário de Andrade, que conta uma lenda indígena sobre a constelação que já deu nome à nossa moeda. Venha descobrir as histórias por trás desse e de outros segredos guardados no prédio do Centro Cultural Banco do Brasil.

Sábados, domingos e feriados às 13 horas. (Aos domingos é realizada a Hora do Conto em Libras, com contação de histórias acessível em Libras para pessoas surdas e ensurdecidas.)

Contação de história para gente grande

Ouvir histórias é gostoso demais e cativa gente de todas as idades. Pensando nisso que o CCBB Educativo preparou uma contação especialmente para os adultos. As histórias tratam de temas como herança africana, amor, maternidade, questões sociais e sustentabilidade. As contações ocorrem no primeiro andar do CCBB Rio para pessoas a partir de 12 anos de idade.

As histórias são:

Kiriku e a feiticeira

Nós sabemos como a água é importante. E se eu te contasse uma história sobre a falta dela? Kiriku, um menino que já nasceu sabendo fazer tudo, se vê na necessidade de ajudar sua aldeia, que sofre com a maldição de Carabá, a Feiticeira. Sua missão é trazer de volta a água da fonte.

Venha se envolver nessa aventura junto com o Kiriku o valente menino.

A Carteira

Todos já passamos por algum momento em que nos vimos diante de uma difícil escolha. “A carteira”, de Machado de Assis, conta a história de Honório, um homem que encontra uma carteira e vive o dilema sobre o que fazer com ela. Enquanto percorre aflito as ruas do centro do Rio de Janeiro antigo, Honório nem imagina que carrega no bolso muito mais do que o alívio financeiro.

Iemanjá é a mãe de todas as cabeças

Você sabe como surgiu a tradição de levar presentes ao mar no dia 2 de fevereiro?

“Iemanjá é a mãe de todas as cabeças” narra o início da Festa de Iemanjá, reconhecida como Patrimônio Cultural de Salvador e fala também sobre amor, maternidade e nossas heranças africanas. Venha conhecer um pouco mais sobre essa tradição popular e sobre a Orixá rainha das águas, nessa contação de história permeada por amor e ancestralidade.

Sábados, domingos e feriados: 17h

Livro Vivo

A leitura compartilhada é um dos primeiros passos na formação de leitores. É voltada para as crianças e suas famílias. “Vamos ler juntos?” A atividade acontecerá em dois horários, às 11 e às 15 horas no CCBB Educativo, no primeiro andar.

Sábados, domingos e feriados: 11h e 15h 

SERVIÇO CCBB EDUCATIVO DO RIO DE JANEIRO

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS

Visitas Agendadas

Segundas, Quartas, Quintas e Sextas: 10h, 14h e 18h

Sábados e Domingos: 9h30

Dúvidas, informações e agendamentos: (21) 3808-2070 agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br

Agende sua visita educativa! Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições. Com duração de uma hora, as visitas educativas agendadas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.

Visitas Mediadas – Exposições

Segundas, Quartas, Quintas e Sextas: 11h e 16h e 18h

Sábados e Domingos: 10h e 18h e 19h

Participação gratuita, com retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB uma hora antes.

Visitas Mediadas – (Re)Descobrindo o CCBB 

Segundas e Quartas: 10h

Quintas e Sextas: 10h e 18h

Visitas mediadas em Libras

Sextas: 13h, 15h e 17h
Domingos: 13h e 16h

Participação gratuita com retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura  ou na bilheteria do CCBB uma hora antes.

Um intérprete de Libras ouvinte realiza visitas medidas em Libras nas exposições em cartaz. Com duração de uma hora, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.

Visitas para pessoas com deficiências mentais e/ou intelectuais

O CCBB Educativo oferece visitas acessíveis, mediante agendamento, para grupos de pessoas com deficiências mentais e/ou intelectuais. Nesses encontros, que reúnem, no máximo, dez pessoas, o ambiente é preparado para um maior conforto do visitante.

Domingos: 8h

Dúvidas, informações e agendamentos: (21) 3808-2070 | agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br

Ateliê Aberto

Atrações intercaladas que permitem o fluxo dos visitantes. 

Sábados, Domingos e feriados: das 11h às 17h (atividades de hora em hora)

Livro Vivo 

Atividade de mediação de leitura, voltada para crianças e suas famílias.

Sábados, Domingos e feriados: 11h e 15h

Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Hora do Conto

Histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. 

Sábados, Domingos e feriados: 13h

Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Hora do Conto em Libras

Contação de histórias acessível em Libras para pessoas surdas e ensurdecidas. 

Domingos: 13h

Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Contação de história para gente grande – acima dos 12 anos de idade.

Sábados, Domingos e feriados: 17h

Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Laboratório de Artes

Com duração de uma hora, o laboratório de artes é um espaço de troca, investigação e criação sobre as exposições, seus temas e conceitos. 

Sábados, domingos e feriados: 16h

Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Pequenas mãos

Atividades voltadas para visitantes de 3 a 6 anos, que estão dando seus primeiros passos na galeria.

Sábados e feriados: 14h

Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Pequeníssimas mãos

Atividade voltada para crianças pequenas de 2 a 3 anos e suas famílias.

Domingos: 14h

Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

APRESENTAÇÃO E OFICINA – GRUPO SONORI 
Experiência interativa e musical com apresentação musical coletiva.

Sábado (dia20): 13h

Local:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *