Cia de Teatro TAO estreia com o espetáculo “Quando vier a primavera”

“Quando vier a primavera” é um espetáculo que se passa em um ambiente bastante inspirador. Um bar de um tradicional bordel no Cais do Porto na cidade do Rio de Janeiro que serve como cenário histórico e apesar da distancia temporal, conserva as características poéticas que tanto inspiraram artistas e poetas da boemia nos tempos passados.

Ao final de uma noite exaustiva, minutos antes de fechar, Gustavo, um estudante de literatura fascinado por Fernando Pessoa se faz perceber pelas três damas da noite ali presentes como personagem discreto e instigante ao mesmo tempo. Gustavo aproveita a deixa para apresentar a poética de seu poeta preferido, criando com isso situações inusitadas em um ambiente divertido e acolhedor.

Jennifer, Samantha e Lua, três personalidades bastante diferentes, conhecem e questionam a possibilidade de uma nova realidade mais poética, mesmo que distante, mesmo que presente. Convidando também Gonzaga, o garçom do bar, a conectar-se de maneira discreta em ambos os mundos.

Esta madrugada, quase dia, poderia ser apenas mais uma, entre tantas. Mas a reflexão divertida dos personagens e atmosfera mágica da poesia desconstrói pouco a pouco a convenção lógica e criam a realidade mágica e inspiradora de um encontro transformador. 

Com um tom cômico que resgata a atmosfera poética do século XIX, o espetáculo desperta uma inquietude existencialista e construtivista nos personagens que permeiam este local soturno e propõe a inserção da poesia em um ambiente marginal.

Quando vier a primavera permite à platéia o embarque no universo de Fernando Pessoa, resgatando a importância da poesia como fonte de comunicação nas relações humanas. O espetáculo proporciona um delicioso vôo filosófico, levando a reflexão de questões e conceitos do cotidiano. Sua função é aproximar diferentes públicos á obra de Fernando Pessoa e facilitar o acesso de sua obra de maneira mais democrática, tirando a poesia do lugar comum, restrito á “elite intelectual”.

A autora Kika Hamaoui é formada em Filosofia na PUC-RIO e sua pesquisa é voltada para o tema “Ética e Felicidade” e a questão moral nas tragédias gregas. Roteirista , atriz e escritora, publicou duas obras “Dois-Mundos de Antônia”, romance filosófico medieval e “Replexidão: Reflexões poéticas e poesias reflexivas”. E agora o texto teatral de Quando vier a Primavera, em montagem com a Cia de Teatral TAO.

A recente montada companhia já fez leituras dramatizadas na UNIRIO, no ESPAÇO TELEZOON e no CENTRO CULTURAL LAURINDA SANTOS LOBO. Prometem debutar com esse espetáculo de forma inesquecível, já que cada um dos seus participantes traz uma sólida bagagem permeada por experiências teatrais anteriores. Cia de Teatral TAO não veio apenas para ficar, mas sim MARCAR!

FICHA TÉCNICA:
Texto: Kika Hamaoui
Direção: Márcio Januário
Com: Carla Verônica, Gedivan De Abulquerque, Kika Hamaoui, Márcio Januário e Thiago Detofol
Figurino e Maquiagem: Carlo Jr
Produção: Kika Hamaoui
Trilha Sonora: Márcio Januário
Violão: Vitor Trope
Assessoria de Imprensa: Bianca Fischel
Fotos de divulgação: Sérgio Pascolato
Realização: Cia de Teatro TAO
SERVIÇO:
O espetáculo “Quando vier a primavera” estará em cartaz no Armazém Cultural São Joaquim, Rua Almirante Alexandrino, 470 – Santa Teresa, nos dias 16, 23 e 30/6 e 7/7 ás 20h.
Ingressos: R$20,00
Lista amiga: R$15,00
Para incluir o nome na Lista Amiga, basta postar o nome e o dia que deseja ir na página do evento. A lista encerra um dia antes de cada apresentação.
Por Alessandro Iglesias

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *