Com Rogério Skylab, Cat Vids termina minissérie e lança segundo single do novo álbum
Chega ao fim a minissérie Como Gravar Um Disco de Sucesso! O último episódio, Ensaio Fotográfico, traz a ilustre participação de Rogério Skylab na pele do CEO da gravadora Schwreables Records, além de personagens que já apareceram na série como a banda Dogsounds (Brvnks) e grande parte do elenco. Junto com o capítulo final da minissérie, a Cat Vids lança também o segundo single de Radicalíssimo, a faixa Cingarro. Assista aqui e ouça aqui.
Ensaio Fotográfico
O mote que guia o último episódio da minissérie é a ‘descoberta’ da banda de que, afinal, para se ter um disco de sucesso, precisa de um bom ensaio fotográfico. E, como esperado, produzir essas fotos não foi fácil, ainda mais com um fotógrafo pra lá de estranho, interpretado por Miguel Monori.
Inspirada em The Office, Como Gravar Um Disco de Sucesso, apesar de ficcional, traz algumas semelhanças com o processo de gravação do novo álbum da Cat Vids, que vai se chamar Radicalíssimo e será lançado no segundo semestre. Além de ter sido filmada no mesmo estúdio (Estúdio Aurora), em São Paulo, alguns personagens participaram da produção do álbum. E, ainda, cada integrante da Cat Vids é representado por uma espécie de alterego/caricatura de si mesmos, inclusive, os nomes são reais, do grupo formado por Pedro Spadoni (vocal e guitarra), Paulo Senoni (guitarra), Aécio de Souza (bateria) e Tiago França (baixo).
Cingarro
Sucessor de Dress Code, o single Cingarro tem uma importância relevante do novo álbum da Cat Vids: ele deu origem ao que virá ser Radicalíssimo, tanto pela sonoridade surf-rock, como por ter sido a primeira faixa escrita em português. “A partir dela, tanto novas composições começaram a surgir nessa direção, como composições antigas foram traduzidas”, comenta Pedro.
A sonoridade da faixa bebe bastante de bandas como Thee Oh Sees, Wavves, e da surf music clássica, além de trabalhar com elementos diferentes, como timbres 8 Bit de guitarra e sintetizadores. “Gosto bastante desses sons meio de vídeo-game e de timbres de música eletrônica, principalmente do maximalismo francês, que aparecem bem sutilmente em alguns momentos do disco. Uma coisa que acho muito legal é que o baixo que o Tiago fez nessa música é um baixo de forró em alguns momentos, se você perceber (rs). E foi uma referência real dele”, conta Pedro.
Capa do single Cingarro – download aqui
Já a letra surgiu a partir de uma decepção amorosa, por isso, apesar de uma aura bem-humorada, ela esconde uma boa dose de tristeza. Essa contradição é uma constante nas composições da Cat Vids, como o guitarrista explica: “Eu costumava escrever canções tristes para trabalhar sentimentos de depressão, ansiedade e isolamento, mas a partir de certo momento percebi que isso só me colocava mais pra baixo. O que eu fiz foi escolher, conscientemente, por criar sempre obras alegres, sejam elas músicas, vídeos, desenhos ou textos. Fazendo isso eu me coloco em um ambiente alto-astral, que acaba me fazendo bem. Os shows acabam sendo sempre bastante animados e engraçados também. No fim das contas isso combina comigo, eu acho, porque fica irônico. Eu acho que sou uma pessoa irônica. Ou não. Isso importa? O que importa, afinal, diante da inevitabilidade da morte e da busca incessante por respostas que, mesmo que as tivermos, não teremos capacidade para absorvê-las? Risos”.
E, por fim, Pedro comenta a relação de Cingarro com o último episódio da série: “Essa música encerra o último episódio da série pois acho que é o resultado do que aquela banda criaria mesmo (rs). Aquele caos da série é meio de verdade, a gravação teve uns lapsos daquilo, incluindo umas ideias bem nada a ver. Eu gravei uma voz em um ventilador pra uma música, e teve um baixo de outra que foi gravado oitavado passando por um synth pra ter o som que queríamos, depois de tentar umas quatro coisas diferentes”.