Escolas de Samba do Rio começam a gravar o CD 2013

Começou hoje a gravação do CD das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro de 2013. Assim como nos últimos três anos, a Cidade do Samba é o local escolhido para as baterias e os componentes das agremiações colocarem ritmo e voz, respectivamente, em seus sambas para o carnaval do próximo ano.

As primeiras escolas a entrarem no estúdio adaptado para gravação foram São Clemente, seguida do Acadêmicos do Salgueiro e finalizando o dia com Estação Primeira de Mangueira. Com produção e coordenação de Mario Jorge Bruno o estilo de captura das obras que vão embalar as agremiações no carnaval, ao vivo, visa atender o desejo e a expectativa dos sambistas que exigiam uma qualidade mais próxima o possível do clima da Sapucaí:

– Começamos com o sambas para 2011 com boa recepção do público, já em 2012 chegamos numa qualidade excelent. Mas agora, para 2013, mais experientes e com conhecimento de como tratar cada faixa, acreditamos num CD maduro e muito bom. A disciplina dos envolvidos também ajuda bastante, todos já conhecem o modelo de trabalho – disse Laíla, um dos produtores do álbum e Diretor de Carnaval da Beija-Flor de Nilópolis.

As baterias gravam as bases e, em seguida, componentes das agremiações gravam o coro e dão vida à obra. O processo todo dura cerca de duas horas, quando as escolas estão ensaiadas e já preparadas para a gravação. Na fase seguinte de produção, os intérpretes entram no estúdio e colocam a voz que será mixada.

Nessa primeira etapa de gravação, nomes consagrados da música brasileira cedem seus serviços, como a regência e arranjos do maestro Alceu Maia, renomado cavaquinista que já acompanhou os principais nomes da MPB e Jorge Cardoso, produtor com mais de 30 anos de carreira.

Com direção artística de Zacarias Siqueira, o álbum das agremiações da elite do carnaval carioca é gravado ao vivo.  De acordo com Zacarias, possivelmente o CD esteja disponível nas lojas na segunda quinzena de novembro, pelo selo independente e criado para as agremiações, Gravasamba.

As gravações continuam até a próxima quarta-feira. Nas semanas seguintes, os intérpretes colocam a voz final e então a finalização é feita. Os trabalhos são finalizados no começo de novembro, quando são enviados para reprodução e distribuição.  Tradicionalmente lançado visando os festejos de finais de ano, o o CD das Escolas de Samba já alcançou marcas de um milhão e meio de cópias vendidas, como em 1989. No ano passado ficou entre os três mais vendidos no Brasil, entre os meses de novembro e março.

ORDEM DE GRAVAÇÃO DO CD DE SAMBAS ENREDOS

DIA 19/10/12 – Sexta-feira

Inocentes de Belford Roxo
Portela
Grande Rio

DIA 22/10/12/ – Segunda-feira

União da Ilha
Vila Isabel

DIA 23/10/12 – Terça – feira

Imperatriz Leolpoldinense
Beija-Flor

DIA 24/10/12 – Quarta-feira

Mocidade
Unidos da Tijuca

Por Bruno Guedes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *