Guia Oscar 2019: Confira os favoritos, onde assistir e todos os detalhes da cerimônia

Cercado por expectativas e com muitos favoritos, a 91ª edição do Oscar acontece neste domingo, dia 24, no Teatro Dolby, em Hollywood, na Califórnia. A cerimônia de 2019 começa às 22h, horário de Brasília. Ao contrário de outros anos, não haverá apenas um apresentador este ano. Kevin Hart, desistiu de ser o anfitrião após alguns de seus tweets homofóbicos ressurgirem na web. “Roma” desponta como grande concorrente. Além dele, o filme “Bohemian Rhapsody”, cinebiografia de Freddie Mercury, “Infiltrado na Klan”, “A Favorita” e “Nasce uma estrela” também estão bem cotados.

Uma das grandes polêmicas deste ano era a premiação de algumas categorias durante os intervalos comerciais da cerimônia. A tentativa era diminuir a duração, que chega a duas horas. Caso de prêmios muito relevantes, como Fotografia. O novo modelo causou grande desconforto entre os profissionais de cinema, que protestaram com possibilidade de boicote. A Academia, então, resolveu voltar atrás e abortar a ideia.

Produção original do canal por streaming Netflix, “Roma” manteve o favoritismo após ser aclamado pela crítica, Globo de Ouro e BAFTA. Roteirizado, dirigido, filmado e editado por Alfonso Cuarón, traz ainda Yalitza Aparicio como favorita ao Oscar de Melhor Atriz. Em caso de vitória, seria apenas a terceira vez que um filme em não-inglês teria uma vencedora nessa categoria.

O filme é, também, de língua não inglesa com mais indicações na história da premiação, empatado com o chinês “O Tigre e o Dragão” (2010). Assim como “A favorita”, foi a produção com mais indicações, 10 no total cada, incluindo filme, diretor e atrizes. Em seguida aparecem “Nasce Uma Estrela” com nove e “Vice” com oito. Já o “Pantera Negra” é a primeira obra de super-herói indicada na principal categoria do Oscar.

Além das entregas das estatuetas, diversos shows estão programados, como a performance do Queen com Adam Lambert e Lady Gaga com Bradley Cooper cantando “Shallow”, música de “Nasce Uma Estrela”. Assim como nos últimos anos, o Cult Magazine preparou uma guia para os leitores. Confira.

LOCAL

Teatro Dolby, em Los Angeles. O local, inaugurado em 2001, tem capacidade para 3.400 pessoas sentadas e foi construído especialmente para as cerimônias de premiação do Oscar.

APRESENTADORES

Diversos nomes foram escalados e outros ainda serão surpresa. Entre eles estão Jennifer Lopez, Chris Evans, Tessa Thompson, Amandla Stenberg, Daniel Craig, Whoopi Goldberg, Brie Larson, Charlize Theron, Tina Fey, Amy Poehler, Maya Rudolph, Constance Wu e Awkwafina

COMO OCORRE A VOTAÇÃO

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas enviou, no início de janeiro a votação para seus 8176 membros. Pela primeira vez ela será totalmente online, encerrando as cédulas de papel. O votos foram computados até 14 de janeiro.

Primeiro cada um indicou um concorrente em seu campo de atuação. Por exemplo, ator indicou ator, diretor indicou diretor e assim até chegarem aos finalistas. Após essa seleção, chegaram-se aos nomes mais votados. É por este motivo que muitas surpresas acontecem, já que durante as temporadas de premiações alguns filmes acabam perdendo ou ganhando fôlego.

Então os membros da Academia receberam as cédulas de votação pelo correio com os indicados finais. Agora, todo mundo vota em todas categorias – exceto as de Filme Estrangeiro, Documentário e Curtas-Metragens, nas quais só podem votar quem assistiu a todos os finalistas nesses prêmios. Os mais de seis mil membros da Academia votaram nos indicados de melhor para pior.

Para vencer, um filme tem que contar com 50% dos votos totais mais um. Ao final da contagem de todas as primeiras escolhas, se nenhum longa atingir a marca, o menos votado é desconsiderado. São levadas em conta então as segundas escolhas de cada cédula. O processo se repete até que algum deles ultrapasse o limite e um vencedor seja escolhido.

Este ano vários brasileiros foram adicionados ao grupo votante. São eles: a atriz Alice Braga (Elysium), o músico Carlinhos Brown (Rio), a produtora Vania Catani (O Filme da Minha Vida), as diretoras Petra Costa (Elena), Helena Solberg (Palavra Encantada) e Maria Augusta Ramos (O Processo), o curta-metragista Mauricio Osaki e o editor Felipe Lacerda (Chatô – O Rei do Brasil).

TRANSMISSÃO PARA O BRASIL

Rede Globo – A TV Globo transmitirá a premiação ao vivo, logo após o Big Brother Brasil. A apresentação ficará por conta de Maria Beltrão e nos comentários estarão o jornalista Artur Xexéo e a atriz Dira Paes. O G1 transmitirá ao vivo a partir das 22h.

TNT – O canal a cabo TNT transmitirá na TV e Internet a partir das 20h30, direto do Dolby Theatre, em Hollywood. A emissora também disponibilizará som original e tradução simultânea. A apresentação será de Bruna Thedy e os comentários de Michel Arouca.  

CURIOSIDADES

– O vencedor tem um tempo limite para agradecimentos. O discurso do ganhador pode durar até 45 segundos! E quando o vencedor levantar da cadeira, seu assento não ficará vazio. A organização do evento contrata pessoas só para ocupar esses lugares.

– As estatuetas medem 43 cm e pesam quase 4 quilos. Banhada com ouro 24 quilates, demoram um mês para ficarem prontas e são polidas, moldadas e finalizadas pela Chicago’s R.S. Owens & Company.

Confira a lista completa dos indicados e os palpites do Cult Magazine nas principais categorias (favoritos em negrito):

Melhor Filme

Pantera Negra
Infiltrado na Klan
Bohemian Rhapsody
A Favorita
Green Book: O Guia
Roma
Nasce Uma Estrela
Vice

“Roma” desponta como grande favorito após uma temporada enfileirando troféus e premiações. Seu grande rival, “Green Book”, foi perdendo força durante as últimas semanas de votação, assim como “Nasce Uma Estrela”, outro postulante fortíssimo.

Melhor Atriz

Yalitza Aparicio (Roma)
Glenn Close (A Esposa)
Olivia Colman (A Favorita)
Lady Gaga (Nasce Uma Estrela)
Melissa McCarthy (Poderia Me Perdoar?)

Apesar de todo o lobby para Glenn Close, a concorrência com a mexicana Yalitza ganhou dois ingredientes que desequilibraram a balança: a forte ascensão de “Roma” na reta final da votação e a expectativa de que a Academia use o prêmio como mensagem contra a xenofobia.

Melhor Ator

Christian Bale (Vice)
Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela)
Willem Dafoe (No Portal da Eternidade)
Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
Viggo Mortensen (Green Book: O Guia)

Após diversos trabalhos de sucesso, Bale parece ter atingido o topo do cinema com sua épica caracterização e atuação em “Vice”. Rami Malek é quem pode desbancá-lo, já que figurou entre algumas das premiações. Porém veio perdendo fôlego ao longo da temporada de votação. Bradley Cooper, com quase aclamação da crítica, também é forte concorrente.

Melhor Atriz Coadjuvante

Amy Adams (Vice)
Marina De Tavira (Roma)
Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
Emma Stone (A Favorita)
Rachel Weisz (A Favorita)

As duas maiores rivais na categoria estão na mesma produção, “A Favorita”: Emma Stone e Rachel Weisz. E esta última que deve ganhar a estatueta. Pesa a seu favor o sucesso recente de Emma em “La La Land”, em 2017, quando ganhou como Melhor Atriz. A Academia não costuma premiar diversas vezes em um curto espaço de tempo. Marina De Tavira, de “Roma”, apesar de boa atuação, não foi à altura dessas duas. Amy Adams, há anos tentando seu primeiro Oscar, novamente não deve ganhá-lo. Já Regina King pode ser a surpresa em caso de zebra.

Melhor Ator Coadjuvante

Mahershala Ali (Green Book: O Guia)
Adam Driver (Infiltrado na Klan)
Sam Elliott (Nasce uma Estrela)
Richard E. Grant (Poderia Me Perdoar?)
Sam Rockwell (Vice)

Toda unanimidade é burra, disse Nelson Rodrigues. Mas nesse caso não. Mahershala Ali só não ganha em caso de uma zebra do tamanho da sua atuação em “Green Book”. Adam Driver fez grande atuação, mas não para vencer Ali.

Melhor Direção

Spike Lee (Infiltrado na Klan)
Pawel Pawlikowski (Guerra Fria)
Yorgos Lanthimos (A Favorita)
Alfonso Cuarón (Roma)
Adam McKay (Vice)

Pela quinta vez em seis edições o Oscar de Melhor Diretor deve ficar nas mãos de um mexicano. Alfonso Cuarón fez tudo no filme e ainda arrebatou plateias. Seria o seu segundo, já que conquistou por “Gravidade”. Seu maior adversário é Spike Lee, que pela primeira vez tem chances reais de levar pra casar uma estatueta.

Melhor Roteiro Original

A Favorita
First Reformed
Green Book: O Guia
Roma
Vice

Melhor Roteiro Adaptado

The Ballad of Buster Scruggs
Infiltrado na Klan
Poderia Me Perdoar?
Se a Rua Beale Falasse
Nasce Uma Estrela

Melhor Figurino

The Ballad of Buster Scruggs
Pantera Negra
A Favorita
O Retorno de Mary Poppins
Duas Rainhas

Melhor Maquiagem

Border
Duas Rainhas
Vice

Melhor Direção de Arte/Design de Produção

Pantera Negra
A Favorita
O Primeiro Homem
O Retorno de Mary Poppins
Roma

Melhor Trilha Sonora Original

Pantera Negra
Infiltrado na Klan
Se a Rua Beale Falasse
Ilha dos Cachorros
O Retorno de Mary Poppins

Melhor Canção Original

All the Stars – Pantera Negra
I’ll Fight – RBG
The Place Where Lost Things Go – O Retorno de Mary Poppins
Shallow – Nasce Uma Estrela
When A Cowboy Trades His Spurs For Wings – Ballad of Buster Scruggs

Melhor Fotografia

Guerra Fria
A Favorita
Never Look Away
Roma
Nasce Uma Estrela

Melhor Edição

Infiltrado na Klan
Bohemian Rhapsody
A Favorita
Green Book: O Guia
Vice

Melhor Edição de Som

Pantera Negra
Bohemian Rhapsody
O Primeiro Homem
Um Lugar Silencioso
Roma

Melhor Mixagem de Som

Pantera Negra
Bohemian Rhapsody
O Primeiro Homem
Roma
Nasce Uma Estrela

Melhores Efeitos Visuais

Vingadores: Guerra Infinita
Christopher Robin
O Primeiro Homem
Jogador N°1
Han Solo: Uma História Star Wars

Melhor Documentário

Free Solo
Hale County This Morning, This Evening
Minding the Gap
Of Fathers and Sons
RBG

Melhor Animação

Os Incríveis 2
Ilha de Cachorros
Mirai
Wifi Ralph
Homem-Aranha no Aranhaverso

Melhor Filme Estrangeiro

Capernaum (Líbano)
Guerra Fria (Polônia)
Never Look Away (Alemanha)
Roma (México)
Shoplifters (Japão)

Melhor Curta Animado

Animal Behavior
Bao
Late Afternoon
One Small Step
Weekends

Melhor Curta em Documentário

Black Sheep
End Game
Lifeboat
A Night at the Garden
Period. End of Sentence.

Melhor Curta em Live-Action

Detainment
Fauve
Marguerite
Mother
Skin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *