House of Cards repete formula de sucesso em sua 2ª temporada

house-of-cards-banner-slice

 

Uma das primeiras séries originais do Netflix, House of Cards repete a sua formula de sucesso: diretores consagrados, ótimos roteiristas, produtores fantásticos e um elenco de peso que garante o sucesso da 2ª temporada de uma das séries mais bem produzida da atualidade.

Os conflitos escritos por Beau Willimon conseguem manter o alto nível da 1ª temporada e são muito bem explorados pelo maquiavélico casal Underwood, protagonizado por Kevin Spacey e Robin Wright. Ainda mais unido que no ano anterior, o casal se destaca em atuações memoráveis que aumentam o sentimento de repulsa e admiração do espectador que, mesmo não concordando com os métodos escusos utilizados pelos protagonistas, se entusiasma a cada degrau dessa perversa escalada ao poder.

O jornalismo investigativo, tema central da última temporada, dá lugar ao sensacionalismo dos tabloides e à vida particular dos políticos, tornando menos relevante a perspectiva da imprensa e dando destaque ao poder de persuasão do dissimulado Frank Underwood. O diálogo direto com o espectador através da “quarta parede”, marcante na serie, continua na medida certa com todo o cinismo característico de Frank e sua cumplicidade junto ao publico, mesmo nos momento mais inesperados.

O texto ágil e dinâmico dá serie está muito bem conduzido e não prejudica a história que continua amarrada e sem furos. A brilhante retomada de algumas pontas dos capítulos da temporada anterior não chega a surpreender, mas torna o roteiro praticamente impecável.

O elenco foi reforçado e está ainda melhor. Tanto a entrada dos novos personagens Raymond Tusk (Gerald McRaney) e Jackie Sharp (Molly Parker), quanto o maior destaque dado ao Presidente Garrett Walker (Michel Gill) e ao cozinheiro Freddy (Reg E. Carthey) estabelecem conflitos inesperados que fazem a ascensão de Frank Underwood se tornar uma trama de conspirações grandiosas, com adversários ainda mais poderosos em seu caminho.

A fotografia e a direção de arte da série continuam sensacionais, recriam de maneira extremamente realista a Casa Branca e seu interior, além de toda a ambientação da cidade de Washington nas cenas externas.

Seja pela transmissão via streaming, pelos episódios sendo disponibilizados de uma só vez a cada temporada ou pela qualidade das atuações premiadas em um roteiro cada vez mais promissor,  se tornou um fenômeno nos EUA e em sua 2ª temporada se consolida como uma das melhores séries já produzidas nos últimos anos.

Por Danilo Percú

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *