Literatura: história do blues em tom histórico e de reflexão crítica com Milena Calado; saiba mais

A multifacetada Milena Calado (jornalista cultural, terapeuta holística, designer de calçados, dançarina e agora escritora “EM AÇÃO” literalmente) resolveu neste 2023 desopilar conteúdo literário científico emanado a mensagens contundentes panfletárias e elucidativas simultaneamente. A participação na coletânea “Reflexões Femininas Vol. 4” (coordenação Ana Cristina Augusto Pinheiro), trouxe o bardo “Feminilidade, Sexualidade e a Busca Revolucionária do Gênero”, trazendo repercussão na temática do feminino perante a companhia de 64 autoras mulheres.

Mas como a viagem perante “desopilação poética” incisiva através da escrita continua em ritmo avassalador, temos a participação da autora em mais um projeto: o livro “Temas Contemporâneos para TCC Volume 11”, com o contundente artigo “O BLUES NA DIÁSPORA DA COMUNICAÇÃO DA MÚSICA NEGRA”! Vamos deixar a própria Milena Calado discorrer abaixo mediante este tema tão enriquecedor, controverso e fazendo jus a sua eterna pesquisa musical e comportamental:

“O objetivo deste trabalho é trazer uma reflexão de como o blues foi uma expressão cultural africana, que teve o intuito de comunicar a dor que homens e mulheres negras estavam sentindo por terem sido tiradas da sua pátria de maneira violenta e lamentável, e todo o processo de escravização deles. E do quanto houve uma tentativa de apagamento por parte da branquitude com relação a cultura negra. Ainda mais com muitos artistas brancos usufruindo de canções do blues vendendo muitos discos, enquanto os compositores destas músicas não tinham valor. E quando tiveram foi por conta desta bandas brancas americanas e europeias que vangloriaram estes homens e mulheres do blues.

E não esquecendo da diáspora do racismo cultura e estrutural do homem branco com relação a música africana ter conexão com o diabo. Esta falácia racista e preconceituosa só corrobora com o fato de que tudo que vem da África é visto como algo diabólico e nada agradável para a branquitude e seu racismo descarado. O intuito é analisar e refletir sobre o quanto o racismo foi nocivo para o povo africano vindo de sua terra natal, e o quanto foi importante para eles colocar para fora o seu sofrimento e desespero.”

Quem quiser emergir nesta reflexão astuciosa e inebriante tendo como base um dos estilos musicais mais importantes do século XX com todos os seus contornos históricos e sociais, e desejar adquirir o exemplar no valor de 80 reais (que também consta com outros autores defendendo seus textos científicos), contatos abaixo pelo instagram:

@mih_calado

@prof.anacrispinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *