‘Live’: shows com transmissão pela internet triplicam em um mês; confira a agenda de maio

O mercado fonográfico tem como grande marca a sua capacidade de se reinventar num momento de crise. E foi o que ocorreu durante a pandemia da Covid-19. Com o isolamento social, shows e festivais cancelados, os artistas e produtores acharam nas chamadas ‘lives’ a solução para as apresentações. E elas triplicaram em um mês.

Antes limitadas às perguntas ou para comunicados especiais, as transmissões via internet – lives – ganharam espaço em diversas plataformas. A mais popular acabou sendo o YouTube, graças a sua popularidade e também espaço profissional mais difundido na divulgação de músicas e singles.

Além da arrecadação para combate ao coronavírus e manter o público em casa, o evento chamou a atenção de patrocinadores. Com a queda da receita por conta do mercado de shows parados, acabaram se tornando uma alternativa atraente e que alcançou os mais diferentes públicos.

Foi o caso da One World: Together At Home, no último dia 18 de abril, considerada a maior das lives durante a pandemia. Organizado pelo Global Citizen e pela OMS, o evento arrecadou US$ 127,9 milhões para trabalhadores da área da saúde que lidam com o coronavírus diariamente.

Somente nos EUA atingiu 20 milhões de visualizações, de acordo com a consultoria da Nielsen. Sua transmissão ocorreu, além do YouTube, em sites e redes de televisões de diversos países. Foram quase 5 milhões de interações em Facebook, Instagram e Twitter.

No Brasil, as lives com maiores audiências até o momento foram dos cantores sertanejos Leonardo e Eduardo Costa, além da Marília Mendonça, com 3,2 milhões de visualizações. E elas refletem o crescimento do fenômeno das transmissões virtuais. Grandes nomes já fizeram lives e prometem outras. São os casos de Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Sandy e Junior, Péricles e Alcione.

Em levantamento feito pelo Cult Magazine, na primeira semana do isolamento social, a partir do dia 15 de março, foram três grandes lives: Paula Fernandes e Teresa Cristina no dia 17 e Roberta Sá dois dias após. Um mês depois, no mesmo período, foram mais de 15 transmissões via internet e dos mais diversos gêneros musicais.

Até quem era contrário a fazer os shows onlines se rendeu ao acontecimento cibernético. Caso do sambista Zeca Pagodinho. O cantor e compositor disse, há três semanas, que não faria por não tocar instrumento ou ter quem tocasse. Mas nesta terça-feira, 5 de maio, o carioca de Del Castilho anunciou que fará uma live no dia das mães, via YouTube.

Espera-se que cerca de 50 lives, apenas de artistas nacionais, aconteçam durante o mês de maio. O Cult Magazine preparou uma agenda com os principais nomes que já confirmaram apresentações via internet. Confira:

6/5 – Quarta-feira
Gaab – 17h
Os Travessos – 18h30
Hungria – 19h
Conrado e Aleksandro – 21h
Rincon Sapiência – 21h30

7/5 – Quinta-feira
Alinne Barros – 18h 
Ara Ketu – 18h30
Manu Gavassi – 19h
Céu – 19h
Péricles – 20h
Lucas Lucco – 20h
Beto Barbosa – 20h
André Abujamra – 21h30

8/5- Sexta-Feira
Latino – 19h
Roberta Miranda – 19h
Banda Magníficos – 20h 
Naiara Azevedo – 20h
Mastruz com Leite – 20h
Fábio Jr. – 21h30
Lauana Prado 22h45

9/5 – Sábado
Dennis DJ – 16h
Lincoln & Duas Medidas – 16h
Fernando e Sorocaba – 17h
Dinho Ouro Preto – 18h
Psirico Retrô – 17h30
Daniel Boaventura – 19h
Marília Mendonça – 20h30

10/5 – Domingo

Zeca Pagodinho – 13h
Michel Teló – 13h
Roberto Carlos – 15h
Daniel – 15h45 
Dorgival Dantas – 16h
Vitor Kley – 16h
Anitta – 16h30
Leonardo e Zé Felipe – 17h
Jorge Vercillo – 17h
Ivete Sangalo – 18h
João Neto e Frederico – 18h

13/5 – Quarta-feira
Marcelo Falcão – 20h

16/5 – Sábado
Zé Neto e Cristiano – 18h

17/5 – Domingo
Wesley Safadão – 16h

22/5 – Sexta-feira
Ferrugem – 20h

23/5 – Sábado
Claudia Leitte – 16h

24/5 – Domingo
Solange Almeida e Márcia Fellipe – 16h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *