Maior festival de cultura digital do país, o HACKTUDO chega à sétima edição, com novidades e atrações gratuitas para crianças e adultos, que mesclam tecnologia, entretenimento e cultura

De um lado, obras de Van Gogh em realidade virtual, uma instalação imersiva com um túnel de telas sobre as milhares de informações que recebemos a cada dia, uma exposição nostálgica sobre a evolução da tecnologia com jogo interativo e uma jornada sensorial sobre a cultura cibernética. De outro, corridas de drones, uma parede de escalada que simula uma placa mãe de computador, construída com base na fotografia “Deusa da Net”, projetos e exposições de trabalhos de artes visuais que permeiam temas como Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e Sustentabilidade. 

De volta à Cidade das Artes, no Rio, o Hacktudo, maior festival de cultura digital do Brasil, chega à sétima edição repleto de novidades e atrações  que mesclam tecnologia, inovação, empreendedorismo, interatividade e muita diversão. As atividades, presenciais e gratuitas, prometem entreter o público de todas as idades, entre os dias 26 e 29 de outubro, proporcionando também uma ampla democratização do acesso à cultura e ao entretenimento. 

Idealizado pela Araucária Agência Cultural, com direção e curadoria de Miguel Colker, o festival  promove a inclusão social e digital de crianças, jovens e adultos, despertando o interesse para o mundo tecnológico de forma lúdica e informativa. O evento apresenta diversas atrações que fascinam e dão nome aos espaços diferenciados. No HackDrones acontecem as corridas de drones; no HackMaker estão as invenções artísticas da cultura maker e no HackLab, há um laboratório de oficinas criativas. Já no HackGo são realizadas as atividades participativas de realidade aumentada; na HackExpo estão as exposições interativas e instalações imersivas e no HackDelas, as atividades são dedicadas às mulheres, cada vez mais presentes no festival e no mercado digital.  

“Nosso objetivo é mostrar como a tecnologia está aliada à cultura e vice-versa. O público está mais aberto e conectado às mudanças digitais que estão acontecendo. Queremos que todos tenham esse acesso à tecnologia e ao conhecimento, com oportunidades de vivenciarem o virtual com a arte e, por isso, fazemos um festival gratuito e diversificado”, afirma Miguel Colker. 

Para esta edição, entre as novidades, o executivo e produtor cultural decidiu levar os quadros “Quarto em Arles”,”Campo de Trigo sob um céu tempestuoso”, “Terraço do Café à Noite”, “ e “Noite estrelada” do pintor impressionista Vincent Van Gogh, para a realidade virtual, para que o público pudesse “entrar” nas obras e explorar cada detalhe. “Traremos também uma parede de escalada de oito metros de altura, que simula uma placa mãe de computador. A atração foi construída com base na imagem “Deusa da Net”, de autoria do meu pai (o fotógrafo Cafi), e convida os visitantes a conferir a exposição adjacente que reúne dados e imagens sobre arte e sustentabilidade”, conta. O festival também faz um upgrade nas atrações HackDrones, com um circuito diferenciado e cheio de novos obstáculos para as corridas de drones e oficinas para quem quiser aprender a pilotar, e HackGo, com realidade aumentada, caça ao tesouro, distribuição de brindes e oficinas tecnológicas. 

Saiba mais sobre as principais atrações do HACKTUDO 2023: 

HackExpo 

Nesta edição, haverá exposições de trabalhos de artes visuais, com diversas manifestações e linguagens, que permeiam temas como Realidade Virtual, Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e Sustentabilidade. Entre elas estão: 

Deusa da Net – Uma parede de escalada de oito metros de altura, que comporta quatro pessoas escalando simultaneamente, será montada com uma imensa imagem da deusa, a Deusa da Net. O personagem foi criado para o festival, inspirado nos mitos e super heróis,  porém como uma deusa da sustentabilidade, que faz uma reflexão sobre o descarte de lixo eletrônico.  E o público também poderá entrar numa experiência de realidade virtual e receber mensagens sobre arte e sustentabilidade. 

Cérebro-Luz – A obra foi criada para gerar uma reflexão sobre a maior inspiração da Inteligência Artificial. A instalação é aberta ao público que deseja conferir por perto.

Excesso Digital – Um imenso túnel composto por mais de 150 televisores, monitores e telas em geral será instalado no meio do festival, com uma vídeo-instalação chamada de “Excesso” que traz a reflexão sobre o intenso uso de telas ao qual vivemos no dia-a-dia.

Exposição Hack Nostalgia – Uma grande instalação formada por TVs antigas, telas touchs, aparelhos celulares e cabines secretas apresentam vídeos, textos e acervos sobre gadgets e eletrônicos importantes em diferentes gerações que acabaram ficando obsoletos com o avanço tecnológico, criando uma sensação de nostalgia.  

Apocalípticos e integrados – Uma instalação interativa de painéis de LED irá provocar a reflexão entre duas diferentes formas de olhar para o papel da reformulação do futuro pela Inteligência Artificial: a forma apocalíptica, que acredita no fim das sociedades, e a forma integrada, que vê a I.A. como maneira de liberar o potencia humano de maneiras inéditas em nossa vida. 

Van Gogh – As obras “Quarto em Arles”,”Café noturno” e “Noite estrelada” do pintor impressionista Vincent Van Gogh poderão ser exploradas em realidade virtual, com tecnologias imersivas que permitem que o público faça parte das pinturas e conheça detalhes das obras que ganham vida em um mundo digital surpreendente. 

Kuarup – Por meio de tecnologias imersivas, com ocas e outros cenários em 3D, crianças e adultos poderão conferir a instalação que faz uso da realidade virtual para transportar o público para a exposição fotográfica imersiva que mostra o Kuarup, ritual milenar da Aldeia Yawalipiti do Alto Xingu. As imagens foram feitas pelo fotógrafo Cafi, na cerimônia em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro. 

Pupila Dilatada – Coletivo de artistas digitais, que promovem experiências imersivas e interativas com uso de novas tecnologias, gerando uma conexão entre o mundo físico e espaços virtuais ao exibir obras de diversos de artistas multidisciplinares, produtores musicais, developers, designers, programadores, pensadores e agitadores culturais, de várias partes do Brasil.

HackDrones 

A corrida de drones, modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço na cultura digital, será realizada em circuito inédito nos Jardins da Cidade das Artes, com obstáculos conhecidos como Gates, Slaloms e Ladders. O público poderá acompanhar da Esplanada a apresentação de diversos pilotos participantes, entre eles os melhores do Brasil, que exibirão suas habilidades em voos de alta velocidade. Entre eles estão Gabriel Puglielli (Pugli), de 13 anos, Marcelo Lee (OxiFPV), Gustavo Antunes (Guga FPV), Márcio Rabello (Rebello FPV), Bruno Balboni (Baldrone) e Paulo Rogério (TitooFPV). Para quem tem fascínio por drones ou sequer mexeu em um objeto deste tipo, haverá oficinas no festival e uma experiência virtual em simuladores, com os óculos usados pelos pilotos, que dão a sensação de ver os drones realizando o circuito em primeira pessoa. 

HackGo 

Atração que mistura realidade aumentada, caça ao tesouro, distribuição de brindes e oficinas tecnológicas. Com o sucesso da atividade na edição passada, o festival fez um upgrade no HackGo, integrando a programação, com workshops ministrados por colaboradores da empresa Meta e por Bruno Ribeiro, AR creator. A dinâmica de caça ao tesouro, febre na edição de 2022, será mantida, onde os participantes precisarão encontrar selos escondidos pelo festival através de um filtro do Instagram, e aqueles que encontrarem todos, ganharão prêmios especiais. Confira as oficinas abaixo: 

– Meta Blueprint: Usando uma mistura de criação offline com realidade aumentada, neste workshop os participantes irão aprender a criar um efeito visual único: uma máscara virtual em 3D que representa as suas características. No final da sessão, os participantes terão criado um filtro do Meta Spark totalmente exclusivo e personalizado, inspirado em seus “superpoderes” que poderá ser compartilhado no Instagram ou Facebook. O workshop é ministrado por Murilo Cagliari, Business Education Trainer, e Pedro Leal, Meta Spart Trainer. 


– Criando seu primeiro espaço no Metaverso com Spatial.io: Nessa oficina, os alunos terão a oportunidade de criar seu avatar personalizado e seu primeiro espaço virtual com a plataforma Spatial.io compatível com celular, computador e óculos VR. A oficina é ministrada por Bruno Ribeiro, AR creator, que desde 2019, trabalha de forma independente para o crescimento da comunidade brasileira de realidade aumentada, auxiliando os creators na primeira comunidade de Meta Spark do Brasil. Também atua com educação em tecnologia e realidade aumentada. 

A programação com a forma de participação e horários das atividades do HackGo pode ser conferida no website do festival: hacktudo.com.br

HackMaker

Democratizando o conceito do “faça você mesmo”, o espaço maker, assinado pela Leroy Merlin, apresenta invenções que misturam impressão 3D, tecnologia e design, com criatividade e inovação para que o público possa interagir com as obras artísticas do festival. Nele estarão presentes o especialista em computação física, Mau Jabur, expositor e consultor para interatividade e desenvolvimento de instalações artísticas, exposições e produtos com automação e instrumentação, e Vitor Moreira, inovador em educação e inventor das ferramentas Tecbits, Tecbook, Placa Tec e TecFlex, que beneficiam cerca de 40 mil alunos no Brasil. Entre as atrações estão: 

– Snake Maker: Inspirado no clássico jogo popularizado nos celulares Nokia, o jogo Snake é realizado com um joystick que reproduz o clássico celular Nokia 3310. 

-Corrida de Leds: Cada participante ou grupo escolhe um caminho de luzes, aciona o controle remoto correto que tenha as mesmas cores da luz e avança.  Para chegar primeiro ao final é necessária atividade física, alto índice de atenção e pensamento rápido porque a luz muda de cor de tempo em tempo. 

-Guitarra Maker: Fabricação de um modelo de guitarra diferenciado a partir de um banco de bar, sem elementos tradicionais, guiada pela condutividade elétrica. 

-Pinball: Fliperama feito com uma tela de TV, um antigo monitor e um computador combinados com o uso de tecnologias de fabricação modernas como o corte a laser. É um resgate às lembranças de infância e adolescência de quem viveu nas décadas de 70 ou 80 onde o jogo era a sensação. 

-Genius: O famoso jogo da década de 80 ganha uma dimensão maior e a brincadeira é feita usando os pés, com o participante tendo que usar todos os sentidos, além da visão, para acertar a sequência de luzes sugerida pelo jogo.

-GI Físico: Nesta experiência, os usuários podem girar uma manivela para acionar a reprodução de um “filme”, que na verdade é um registro em vídeo das obras de autômatos criadas por Agnaldo Pinho. Esta fusão de mecânica, eletrônica e arte proporciona uma experiência única.

-Pongão: É controlada pela posição do jogador em frente a uma mesa de leds. É uma variação moderna e inovadora deste clássico jogo de videogame. Nesta versão, a jogabilidade é aprimorada por meio de sensores de movimento para criar uma experiência mais imersiva e interativa.

-Grafite sonoro: A  obra convida o público a captar sons com a audição e, na sequência, fazer um desenho em cima da interferência gráfica apresentada.
Será possível perceber que o efeito McGurk, na qual uma ilusão sonora faz o cérebro mudar o som ouvido quando há mudança do estímulo visual – mesmo que este som seja o mesmo. 

Outra novidade é a apresentação dos sete projetos físicos e digitais e de VR desenvolvidos por alunos dos cursos de graduação e professores da Universidade Veiga de Almeida (UVA), instituição que tem a cultura maker como um dos pilares de seu projeto pedagógico. As iniciativas, cujas propostas contribuem para os desafios globais do desenvolvimento sustentável, têm a interatividade, a inovação e a criatividade aplicadas para ajudar a sociedade a enfrentar alguns dos problemas sociais e ambientais da atualidade. 

HackLab

Laboratório criativo que estimula a capacidade inovadora da nova geração, promovendo oficinas e atividades multidisciplinares que conectam a criatividade, imaginação e a prática com o universo digital e tecnológico. As oficinas e experiências são realizadas das 14h às 22h, na Sala de Leitura. A programação detalhada pode ser conferida no website do festival: hacktudo.com.br/lab

Corrida de Beebots: Uma corrida com robôs, com programação simples realizada diretamente no próprio equipamento, permite que crianças pequenas entrem em contato com linguagem direcional e programação de forma lúdica e divertida, utilizem o raciocínio lógico e pensamento algorítmico. Para crianças de 5 a 10 anos. 

Ozostories: Utilizando os divertidos Ozobots, que podem ser programados usando códigos visuais ou programação em bloco, os participantes deverão contar uma história inserindo os comandos corretos para que o personagem atravesse os cenários e chegue até o seu objetivo. Para crianças de 8 a 12 anos.

Mão na massinha!: Oficina de massinhas que combina a criatividade da modelagem manual com a tecnologia interativa. As crianças são incentivadas a criar suas próprias esculturas e personagens com massinha, enquanto um aplicativo complementar é usado para dar vida às suas criações.A partir dos 3 anos.  

Tirolesa: Por meio de uma tirolesa, as crianças poderão testar suas habilidades com os materiais colocados à disposição, além de aprender e colocar em prática noções de matemática e física, testando hipóteses e desenvolvendo seus mecanismos através da tentativa e erro. A partir dos 5 anos. 

Journey Through SIS: Neste desafio, as crianças comandam os robôs beebots nos próprios equipamentos, levando-os de um local a outro. A partir de 5 anos.

SISkiing: Com óculos de realidade virtual 360, será possível descer uma montanha de gelo e testar habilidades em cima de um esqui ou prancha de snowboard em simuladores que permitem viver tal aventura. A partir dos 5 anos 

HackDelas

Diferencial do festival, o HackDelas contempla atividades para o público feminino, em parceria com os coletivos Tem Meninas no Circuito, cuja missão é incentivar, fomentar e inspirar uma maior participação de meninas e mulheres na ciência e tecnologia. No Brasil, elas representam apenas 17% das programadoras, segundo a Sociedade Brasileira de Computação. Pautado no 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ODS), focado em alcançar a igualdade de gênero, o HackDelas apresenta as seguintes atrações: 

Circuitos elétricos em massinha: Circuitos elétricos são montados usando massinha, baterias, LEDs e motores. É uma forma divertida de entender como funciona um circuito elétrico e diferentes formas de montá-lo, juntando ciência e diversão. A partir de 7 anos. 

.Dando luz à sua imaginação: Diferentes componentes eletrônicos como LED, LDR, Buzzer, são usados para montar um cartão que acende e apita. A partir de 7 anos (cartões simples com LEDs e baterias para colorir) e de 12 anos (cartões com mais elementos).

HackConference

A conferência desta edição, que acontece no dia 26 de Outubro, será voltada exclusivamente para um dos temas mais comentados atualmente e que provoca as maiores emoções e previsões futurísticas para a humanidade:  a Inteligência Artificial (I.A.). Segundo a Universidade da Carolina do Norte, no futuro, a I.A. afetará mais as mulheres no trabalho do que os homens, e por isso, o Hacktudo montou uma programação formada apenas por palestrantes mulheres.

A conferência “Inteligência Artificial, um labirinto de possibilidades” conta com a presença de nomes como Dora Kaufman, professora na PUC SP e especialista em I.A.; Cris Bartis, cofundadora da Plataforma Mamilos; Tatiane Moreira, Especialista em Segurança da Informação na Petrobras, Carina Ameijeiras, Líder de Data & Analytics na Amazon AWS; Ana Cláudia Vasconcelos, Gerente da Divisão de Modelos Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev; Taciana Melcop, Gerente Sr. de Engenharia na OLX; Aline Sredni, Chefe de Gabinete do CEO do WhatsApp na Meta, entre outras profissionais.

Os ingressos poderão ser adquiridos no site www.hacktudo.com.br/conference

Programação:

12h – Check-in

13h – TALK: Estamos preparados para a Inteligência Artificial?
Dora Kaufman – Professora na PUC SP 

13h30 – DEMO: Inteligência Artificial: você acredita nela ou
é manipulado por ela?
Tatiane Moreira – Especialista em Segurança da Informação na Petrobras

14h – PAINEL: Sociedade IA: o que muda para o Estado
Caitlin Mulholland – Professora na PUC Rio / Priscila Normando – Pesquisadora na Fiocruz/Cidacs /Antônia Souza – COO na Lumx / Fernanda Ladeira – Executiva de Times de Geração de Valor na Eletrobras

14h30 – TALK: Inovação e IA no WhatsApp
Aline Sredni – Chefe de Gabinete do CEO do WhatsApp na Meta

15h – PAINEL: Eu e o robô: como aproveitar agora o mar de tecnologias inteligentes (no trabalho e fora dele)
Sabrina Zaremba – Head of Business Development, Latin America no LinkedIn / Ana Cláudia Vasconcelos – Gerente da Divisão de Modelos Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev / Clarissa Assumpção – General Manager na Afya Digital / Ana Carolina Caliópio – Gestora de Tecnologia na Globo.com 

15h30 – TALK: A tecnologia a serviço da humanidade
Elisa Mansur – Principal na VélezReyes+

16h – PAINEL:  Ética tecnológica: o que as máquinas podem aprender com os erros humanos.

Karin Seeder – Gerente Executiva de Ciência de Dados no Banco PAN / Andrea Mello –  Head de HR & DEI LatAm no BNY Mellon / Amanda Vieira –  Gerente de Marketing LatAm na Bemobi / Carina Ameijeiras – Líder de Data & Analytics na Amazon AWS

16h30 – DEMO: Como a IA apoia a economia circular em marketplaces
Taciana Melcop – Gerente Sr. de Engenharia na OLX / Isadora Díaz –  Sr Group Product Manager na OLX

17h – TALK: O que esperar do futuro da humanidade com I.A.
Cris Bartis – Cofundadora da Plataforma Mamilos

Hackathon OLX

Realizado de forma online e gratuita, a competição conta com a participação de times de todo o Brasil que terão como missão desenvolver uma solução criativa e aplicável para o seguinte tema: Como a OLX pode usar a tecnologia e inovação para melhorar a experiência de compra de produtos de segunda mão, na plataforma da marca. Os times mais bem avaliados serão selecionados para realização de um pitching no dia 21 de outubro, que será aberto ao público. As três equipes vencedoras ganharão premiações em dinheiro nos valores de R$10 mil (1º lugar), R$6 mil (2º lugar) e R$4 mil (3º lugar). As soluções apresentadas serão avaliadas quanto à adequação ao tema, originalidade e inovação, dificuldade tecnológica, utilidade e aplicabilidade. O Hackathon OLX é voltado para estudantes de todo o Brasil, do ensino médio ou superior, com experiência e interesse, principalmente, nas áreas de programação, marketing, empreendedorismo, design, mídia digital, desenvolvimento de sistemas, ciência de dados e engenharia da computação.


Informações:

HACKTUDO – Festival de Cultura Digital
Local: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, RJ
Dias: 26 de outubro, 12h às 19h. Ingressos em: hacktudo.com.br/conference

Dias 28 e 29 de outubro, das 14h às 22h. Entrada gratuita. 
Confira a programação completa em: www.hacktudo.com.br

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