Museu Internacional de Arte Naïf (MIAN) inaugura exposição interativa
No dia 30 de junho, o Museu Internacional de Arte Naïf (MIAN) inaugura a exposição interativa “Brazil, 5 séculos: um olhar naïf”. A mostra dá nova roupagem ao quadro “Brazil, 5 séculos”, de Aparecida Azedo, considerada a maior tela de arte naïf do mundo – com 1,40 metros por 24 metros. Agora, a tela, que aborda a história do Brasil desde o descobrimento até a fundação de Brasília, conta com um audioguia trilíngue (português, inglês e francês) e um jogo virtual, reunidos no aplicativo “Brazil, 5 séculos”. A obra de Aparecida Azedo estará junto com telas do acervo do MIAN – 23 obras, ao todo – que têm temática semelhante, criando um diálogo entre o olhar da pintora com o de outros artistas naïf. Outra novidade do quadro de Aparecida é uma nova sinalização, além de recursos interativos, com imãs apresentando elementos da tela que podem ser manipulados, criando uma releitura da obra e brincando com a história do Brasil.
O aplicativo “Brazil, 5 séculos”, que será lançado junto com a exposição, estará disponível gratuitamente nas plataformas iOS e Android, e para download no site do MIAN. Outra novidade do quadro é uma nova sinalização, além de recursos interativos, com imãs apresentando elementos da tela que podem ser manipulados, criando uma releitura da obra e brincando com a história do Brasil. No jogo que faz parte do app, o usuário é convidado a montar um quebra-cabeça, ordenando os fatos históricos abordados na tela naïf em ordem cronológica. Assim, o público infanto-juvenil será capaz de exercitar as noções de ordenação, simultaneidade e sucessão de fatos históricos e as relações entre eles, identificando as diferentes épocas e formando os conceitos de tempo físico, histórico e social. E se divertir, é claro. “O público escolar do MIAN é muito grande e esta iniciativa contribui para a desmistificação do espaço museal como um local onde apenas se contempla a arte, fazendo com que ele se torne um espaço onde Cultura e História dialoguem, e onde se produz conhecimento e interação”, conta Tatiana Levy, gerente socioeducativa do museu.
A obra naïf “Brazil, 5 Séculos” foi encomendada pelo fundador do MIAN, Lucien Finkelstein, fazendo parte do acervo do museu desde2000. Criada por Aparecida Azedo, a tela não tem interrupções entre uma cena e outra e traz, ao lado dos fatos históricos, os ciclos econômicos referentes a cada período.
Além do lançamento do aplicativo e da abertura da exposição, o MIAN irá exibir o filme “Aparecida Azedo: uma vida em 24 quadros”, de Zelito Vianna. Este ano, a Mapa Filmes, produtora responsável pelo filme, completa 50 anos.
Serviço:
“BRAZIL, 5 SÉCULOS: UM OLHAR NAÏF”
VERNISSAGE: 30 de junho, terça-feira, às 18h
ABERTURA AO PÚBLICO: de 01 de julho de 2015 até 2016
Funcionamento: de ter a sex, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 17h
Ingressos: R$ 12 (inteira).
Endereço: Rua Cosme Velho, 561 – Cosme Velho, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2205-8612.